Reflexões sobre SoundPainting e suas contribuições no Ensino Primário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v19.59507

Palavras-chave:

Soundpainting, creación musical, desarrollo de habilidades, educación primaria, improvisación.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades do uso do Soundpainting como recurso educacional para a música dentro da sala de aula do ensino fundamental. Partindo do ponto de vista da metodologia qualitativa, foram recolhidas evidências de professores que utilizaram o Soundpainting com alunos do ensino básico, entrevistando-os de forma semi-estruturada, identificando as diferentes capacidades musicais, pessoais e sociais que os alunos podem desenvolver com esta língua. . A observação não participante também tem sido utilizada para analisar as gravações de suas aulas e identificar diferentes atividades de criação e improvisação musical que essa ferramenta oferece. Os resultados mostram que, ao adaptar o Soundpainting ao nível do aluno, ele oferece uma atmosfera onde eles podem trabalhar e promover sua relação com a música de uma perspectiva mais experiencial, dando aos alunos a liberdade de explorar, desenvolver algumas habilidades e se expressar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Arriaga-Sanz, Universidad del País Vasco

Cristina Arriaga Sanz: profesora titular del a?rea de Dida?ctica de la Expresio?n Musical en la Facultad de Educacio?n de Bilbao (Universidad del Pai?s Vasco). Doctora en Filosofi?a y Ciencias de la Educacio?n por esta misma universidad y titulada en Pedagogi?a Musical. Es miembro del consejo de direccio?n de la Revista de Psicodida?ctica y del consejo editorial de la revista Eufoni?a: Dida?ctica de la Mu?sica. Ha realizado trabajos y publicaciones acerca de la motivacio?n para el aprendizaje de mu?sica en primaria, principalmente en su relacio?n con las formas de actuacio?n del profesorado y las interacciones que se producen durante la pra?ctica educativa musical. Tambie?n ha investigado acerca de la mu?sica tradicional y su aplicacio?n dida?ctica, el uso de los recursos multimedia en la formacio?n arti?stica del alumnado de Magisterio y los valores y la educacio?n musical.

Publicado

2019-09-14

Como Citar

IBARMIA URRUZOLA, G.; ARRIAGA-SANZ, C. Reflexões sobre SoundPainting e suas contribuições no Ensino Primário. Música Hodie, Goiânia, v. 19, 2019. DOI: 10.5216/mh.v19.59507. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/59507. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos