Reflexões sobre SoundPainting e suas contribuições no Ensino Primário
DOI:
https://doi.org/10.5216/mh.v19.59507Palavras-chave:
Soundpainting, creación musical, desarrollo de habilidades, educación primaria, improvisación.Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar as possibilidades do uso do Soundpainting como recurso educacional para a música dentro da sala de aula do ensino fundamental. Partindo do ponto de vista da metodologia qualitativa, foram recolhidas evidências de professores que utilizaram o Soundpainting com alunos do ensino básico, entrevistando-os de forma semi-estruturada, identificando as diferentes capacidades musicais, pessoais e sociais que os alunos podem desenvolver com esta língua. . A observação não participante também tem sido utilizada para analisar as gravações de suas aulas e identificar diferentes atividades de criação e improvisação musical que essa ferramenta oferece. Os resultados mostram que, ao adaptar o Soundpainting ao nível do aluno, ele oferece uma atmosfera onde eles podem trabalhar e promover sua relação com a música de uma perspectiva mais experiencial, dando aos alunos a liberdade de explorar, desenvolver algumas habilidades e se expressar.