O desenvolvimento de um questionário de comportamentos autorreguladores da prática musical em intérpretes

Autores

  • Marcos Araújo

DOI:

https://doi.org/10.5216/mh.v15i1.39604

Resumo

O objetivo do presente artigo é descrever o desenvolvimento de um questionário para avaliar comportamentos autorreguladores de prática em estudantes de performance musical do ensino superior e músicos profissionais. Além das etapas do desenvolvimento do questionário, o artigo apresenta resultados preliminares em relação a sua validação. A análise fatorial exploratória revelou três aspectos distintos da autorregulação dos participantes, nomeadamente organização da prática, recursos internos e recursos externos. Os resultados de consistência interna e a validação preliminar sugerem que o questionário pode ser utilizado para explorar diferentes comportamentos autorreguladores da prática musical eficiente. O artigo finaliza com implicações práticas à professores e praticantes da área dos estudos em performance musical. Palavras-chave: Questionário, autorregulação, comportamentos de estudo, músicos competentes, análise fatorial.

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Publicado

2016-02-01

Como Citar

ARAÚJO, M. O desenvolvimento de um questionário de comportamentos autorreguladores da prática musical em intérpretes. Música Hodie, Goiânia, v. 15, n. 1, 2016. DOI: 10.5216/mh.v15i1.39604. Disponível em: https://revistas.ufg.br/musica/article/view/39604. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos