INCERTEZAS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA À DISTÂNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA DO LEFREIRE
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68489Resumo
Este artigo traz à tona a problematização dos impactos causados pela educação remota ao movimento de ação-reflexão-ação do Grupo Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Quando se tem a educação libertadora como tendência norteadora das ações educativas, pensa-se no ato coletivo que se dá no encontro de pessoas que dialogam, criticam e refletem sobre as condições de vida dos grupos excluídos, dos contextos mais abrangentes e planetários às marcantes realidades locais. A pandemia da covid-19, como acontecimento da atualidade, tem provocado a ruptura das dinâmicas presenciais e interativas. O afastamento social, à primeira vista, ao dificultar a continuidade das atividades implicadas na proximidade com a outra pessoa, fez emergir indagações que colocam em questão a validade ou não das abordagens educacionais no espaço remoto. Considera-se a emergente necessidade de revisitações das tendências pedagógicas como meio de encontrar caminhos para a pesquisa e verificar se é possível uma educação libertadora à distância sem cair na rede de uma prática impessoal e conteudista.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Libertadora. Educação Remota. Ciberespaço. Tendências Pedagógicas.
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-11-04 (2)
- 2021-10-05 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Hélio Junior Rocha de Lima, Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Maria Cleonice Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



