INCERTEZAS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA À DISTÂNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA DO LEFREIRE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68489

Résumé

Este artigo traz à tona a problematização dos impactos causados pela educação remota ao movimento de ação-reflexão-ação do Grupo Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Quando se tem a educação libertadora como tendência norteadora das ações educativas, pensa-se no ato coletivo que se dá no encontro de pessoas que dialogam, criticam e refletem sobre as condições de vida dos grupos excluídos, dos contextos mais abrangentes e planetários às marcantes realidades locais. A pandemia da covid-19, como acontecimento da atualidade, tem provocado a ruptura das dinâmicas presenciais e interativas. O afastamento social, à primeira vista, ao dificultar a continuidade das atividades implicadas na proximidade com a outra pessoa, fez emergir indagações que colocam em questão a validade ou não das abordagens educacionais no espaço remoto. Considera-se a emergente necessidade de revisitações das tendências pedagógicas como meio de encontrar caminhos para a pesquisa e verificar se é possível uma educação libertadora à distância sem cair na rede de uma prática impessoal e conteudista.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Libertadora. Educação Remota. Ciberespaço. Tendências Pedagógicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Hélio Junior Rocha de Lima, Université d'État de Rio Grande do Norte

Doutor em Estudos da Linguagem (UFRN), mestre em Artes Cênicas (UFRN) especializado em Pedagogia do Teatro e coordenação de jogos com fundamentação pedagógica pela Theaterpädagogische Akademie BuT - Bundesverband Theaterpädagogik e V. Heidelberg/Alemanha e graduado em Pedagogia (UERN). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN e do Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC.

Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, hostinamaria@uern.br

Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, graduada em pedagogia (1989) e doutora em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Coordenadora da atividade de extensão Diálogos em Paulo Freire e Educação Popular - LEFREIRE.

Maria Cleonice Soares Soares, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasil, cleonicesoares@uern.br

Professora Assistente II do Departamento de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - POSEDUC/UERN. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UERN.

Téléchargements

Publié-e

2021-10-05

Comment citer

LIMA, H. J. R. de; NASCIMENTO, H. M. F. do .; SOARES, M. C. S. INCERTEZAS DE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA À DISTÂNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO DOS CÍRCULOS DE CULTURA DO LEFREIRE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1190–1205, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68489. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68489. Acesso em: 17 juill. 2024.