PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64424

Resumo

Neste artigo serão apresentadas as percepções de professores sobre o ensino da Língua Inglesa em relação à formação docente, às condições de trabalho e aos recursos pedagógicos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Na coleta dos dados, utilizamos questionários respondidos por professores de inglês da cidade e entrevistas com quatro professoras. A partir da análise, foi possível observar a ausência de formações continuadas e, por isso, as professoras buscam alternativas para se manterem atualizadas. Há, também, a percepção do pouco tempo para o desenvolvimento das habilidades linguísticas, ainda que haja recursos pedagógicos disponíveis. Com relação ao uso dos gêneros textuais, nota-se pouca variação, ficando entre a letra de música, o diálogo e os jogos, indicando uma tendência ao lúdico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cremilda Martins Fuerst, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina, Brasil, cremilda40.f@gmail.com

Graduada em Letras Português Inglês pela Universidade do Contestado (2008) e em Letras Português Espanhol pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2015). Pós-graduada em Metodologias Inovadoras do Ensino de Línguas: Português Inglês pela Associação Catarinense de Ensino Faculdade Guilherme Guimbala (2008). Mestre em Educação na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE (Joinville – SC).

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), Joinville, Santa Catarina, Brasil, rosanamarakoerner@hotmail.com

Graduada em Letras e Pedagogia, com mestrado e doutorado em Linguística Aplicada à Língua Materna pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. É professora nos cursos de Letras e Pedagogia e no Mestrado em Educação da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, em Joinville, Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2021-01-15

Como Citar

FUERST, C. M.; KOERNER, R. M. PERCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM UMA CIDADE DE PEQUENO PORTE DO ESTADO DE SANTA CATARINA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 969–984, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64424. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64424. Acesso em: 15 jan. 2025.