CONDIÇÕES DE OFERTA NO ENSINO MÉDIO ALAGOANO E GOIANO: DESAFIOS À PERMANÊNCIA EXITOSA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.72179

Résumé

O presente artigo aborda as condições de oferta no Ensino Médio em Alagoas e Goiás. Foram utilizados indicadores do Censo Escolar nos anos de 2016 e 2019. Adotou-se a dialética enquanto abordagem teórico-metodológica. O estudo aponta as desigualdades educacionais entre dois estados de uma mesma nação e a distância que ambos estão da materialização do proposto nas metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024). A análise dos dados revelou desafios relativos à escola e ao professor. Ao Ensino Médio é relevante e urgente que todos os jovens de 15 a 17 anos o frequentem, que suas salas de aula sejam constituídas por menos estudantes, que seus professores tenham formação e condições de trabalho adequadas e, por fim, mas não menos importante, que as escolas apresentem infraestrutura adequada.

 PALAVRAS-CHAVE: Políticas Educacionais. Ensino Médio. Infraestrutura. Condições de Trabalho.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mônica de Morais Sampaio Silva, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Maceió, Alagoas, Brasil, monkamorais@hotmail.com

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (1997), Pós-Graduação em Saúde Pública pela Universidade Federal de Alagoas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL (2022). Enfermeira em Saúde Pública pela Secretaria Municipal de Saúde, Maceió, Alagoas, Brasil. Docente do Centro de Ensino Santa Juliana (2000).

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Tubarão, Santa Catarina, Brasil, gilvan.costa@unisul.br

Possui graduação em Matemática: Licenciatura pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (1986), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Docente Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE-Unisul) da Universidade do Sul de Santa Catarina (2004).

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

SILVA, M. de M. S.; COSTA, G. L. M. CONDIÇÕES DE OFERTA NO ENSINO MÉDIO ALAGOANO E GOIANO: DESAFIOS À PERMANÊNCIA EXITOSA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1064–1081, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.72179. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/72179. Acesso em: 21 nov. 2024.