GESTO DE BATUCAR

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71532

Résumé

O objetivo deste artigo é desenvolver uma reflexão sobre o gesto de batucar e seu potencial político e emancipador. Esta reflexão se baseia nas perspectivas de três autores: Giorgio Agamben, Vilém Flusser e Muniz Sodré. Como procedimento teórico-metodológico, procurar-se-á estabelecer um diálogo entre esses autores, de modo a resguardar as especificidades teóricas de cada um. Pretende-se oferecer subsídios conceituais para a realização de debates, no âmbito da educação pública, a respeito de saberes ancestrais comunicados de forma intergeracional, com ênfase no gesto de batucar. A partir disso, o outro propósito do estudo é propiciar elementos teóricos para a compreensão de gestos de batucar dos estudantes como forma de conhecimento. E, ainda, pretende-se refletir sobre o gesto de batucar como prática inerente a uma cultura na qual estão entrelaçadas formas de pensamento e de vida.

PALAVRAS-CHAVE: Gestos Musicais. Arkhé. Escola Pública. Culturas Juvenis. Teoria da Comunicação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Tiago Lazzarin Ferreira, Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP), São Paulo, Brasil, lazzarintiago@gmail.com

Possui graduação em Ciências Sociais (2006) pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo; mestrado (2012) e doutorado (2017) em Educação, ambos pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Realizou estágio pós-doutoral em Filosofia na Universidade Federal de Minas Gerais (2020). É professor-autor do Centro de Mídias da Educação de São Paulo (CMSP).

Téléchargements

Publié-e

2023-01-03

Comment citer

FERREIRA, T. L. GESTO DE BATUCAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 3, p. 1270–1283, 2023. DOI: 10.5216/ia.v47i3.71532. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/71532. Acesso em: 24 nov. 2024.