GESTO DE TAMBORILEAR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i3.71532Resumen
Este artículo tiene como objetivo desarrollar una reflexión sobre el gesto rítmico realizado por jóvenes estudiantes de escuelas públicas. Esta reflexión se basa en las perspectivas de tres autores: Giorgio Agamben, Vilém Flusser y Muniz Sodré. El objetivo es sugerir un diálogo entre ellos, con el fin de proteger las especificidades teóricas de cada uno. Se pretende ofrecer subsidios conceptuales para la realización de debates en el ámbito de la educación pública sobre saberes ancestrales comunicados de forma intergeneracional, con énfasis en el gesto del tamborileo. A partir de esto, el otro propósito del estudio es brindar elementos teóricos para la
comprensión de los gestos de percusión de los estudiantes como una forma de conocimiento. Y, sin embargo, se pretende reflexionar sobre el gesto del tamborileo como práctica inherente a una cultura en la que se entrelazan formas de pensar y de vivir.
PALABRAS CLAVE: Gestos Musicales. Arkhe. Escuela Pública. Culturas Juveniles. Teoría de la Comunicación.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.