O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NUM CONTEXTO PANDÊMICO DO LESTE FLUMINENSE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.71180Résumé
Este artigo tem como objetivo discutir os processos de utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) em atividades extensionistas no contexto pandêmico. Estima-se notar como tais práticas, idealizadas para serem executadas presencialmente, passaram por um processo consensuado na educação social como “alomorfia socioeducativa” (AZEVEDO; CORREIA, 2020). Ao fim, utiliza-se como estudo de caso uma prática educativa extensionista: a “Livestudos”, organizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão Fora da Sala de Aula da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Dessa forma, tem-se como resultado o melhor entendimento da forma em que o uso das TDIC’s, utilizadas como ferramentas para a educação social, pode ser relevante para atingir as necessidades educacionais dos indivíduos em situação pandêmica de “isolamento social” no contexto socioeducacional do Leste Fluminense.
PALAVRAS-CHAVE: Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Extensão Universitária. Educação Social. Contexto Pandêmico.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.