PEDAGOGIAS LIBERTÁRIAS LATINO-AMERICANAS: DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO À PEDAGOGIA DECOLONIAL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.70996

Résumé

Desde a década de 1960, a América Latina tem se consolidado como o cenário da mobilização de intelectuais em torno de processos pedagógicos libertários e decoloniais, comprometidos com as lutas por transformações históricas, políticas, econômicas e socioculturais. Tais intelectuais e movimentos sociais dedicados ao fomento da cultura e da educação popular caracterizam-se pela crítica aos processos colonizadores. Desde a Pedagogia do Oprimido até a Pedagogia Decolonial, um movimento de contestação das imposições ideológicas hegemônicas do capitalismo e do colonialismo excludentes tem se intensificado, gerando ressonâncias em diferentes áreas do conhecimento científico. O presente artigo busca identificar interpenetrações entre essas duas correntes de pensamento a partir dos âmbitos da cultura, da educação e da religião.

 PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia do Oprimido. Decolonialidade. América Latina. Educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Flávia Ribeiro Amaro, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, flavia.ramaro@gmail.com

É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia, mestre e doutora em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publié-e

2022-04-30

Comment citer

AMARO, F. R. PEDAGOGIAS LIBERTÁRIAS LATINO-AMERICANAS: DA PEDAGOGIA DO OPRIMIDO À PEDAGOGIA DECOLONIAL . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 47, n. 1, p. 126–138, 2022. DOI: 10.5216/ia.v47i1.70996. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/70996. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos