PEDAGOGÍAS LIBERTARIAS LATINOAMERICANAS: DE LA PEDAGOGÍA DEL OPRIMIDO A LA PEDAGOGIA DECOLONIAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.70996Resumen
Desde la década de 1960, América Latina se ha consolidado como el escenario de la movilización de intelectuales en torno a procesos pedagógicos libertarios y decoloniales comprometidos con las luchas por las transformaciones históricas, políticas, económicas y socioculturales. Tales intelectuales y movimientos sociales dedicados a la promoción de la cultura y la educación popular se caracterizan por la crítica de los procesos colonizadores. De la Pedagogía del Oprimido a la Pedagogía Decolonial se ha intensificado un movimiento para impugnar las imposiciones ideológicas hegemónicas del capitalismo y el colonialismo excluyente, generando resonancias en diferentes áreas del conocimiento científico. Este artículo busca identificar interpenetraciones entre las dos corrientes de pensamiento desde las áreas de cultura, educación y religión.
PALABRAS CLAVE: Pedagogía del Oprimido. Decolonialidad. América Latina. Educación.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.