A HUMANIZAÇÃO EM PAULO FREIRE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO PREVENTIVA INTEGRAL

Autores

  • Tatiane Delurdes de Lima-Berton Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, tati8lima@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-6653-2593
  • Michelle Popenga Geraim Monteiro Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, mizinhadobru@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0003-3058-8987
  • Araci Asinelli-Luz Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, araciasinelli@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68400

Resumo

Paulo Freire, embora não esteja mais presente fisicamente, ainda é um autor atual e referência em muitas pesquisas e estudos educacionais. Seus escritos inspiram esperança e liberdade para muitos educadores, pois os valores defendidos por ele podem facilmente ser apropriados e aplicados a uma educação humanista, que foca no ser humano, assim como à Educação Preventiva Integral. Por isso, este estudo busca compreender as principais contribuições freirianas para a prática da Educação Preventiva Integral. Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho teórico, com base em obras de Paulo Freire (1993, 1996, 1999) e na Educação Preventiva Integral (ASINELLI-LUZ, 2014; LIMA, 2017; LIMA; MONTEIRO; ASINELLI-LUZ, 2019), no qual se discute como as práticas educativas humanistas podem contribuir para o processo de prevenção das violências e desigualdades que atingem o ser humano, uma vez que se valoriza o ser e o seu processo de desenvolvimento como um todo. 

PALAVRAS-CHAVE: Educação. Educação Preventiva Integral. Humanização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Delurdes de Lima-Berton, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, tati8lima@gmail.com

Doutoranda em Educação (2018-2021) e Mestre em Educação (2015-2017) pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Integral Transformadora pela Faculdade Vicentina e Associação Gente de Bem (2015-2017). Especialista em Educação à Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL) (2020-2021) e em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Oeste (UNICENTRO) (2020-2022). Graduada em Tecnologia em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste (UNICENTRO) (2018-2020). Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - pela Faculdade Cenecista de Campo Largo - FACECLA (Bolsista PROUNI) (2010-2014).

Michelle Popenga Geraim Monteiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, mizinhadobru@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2018 - 2022). Mestra em Educação (2017) pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de Educação (2015) e graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Uninter (2012). Graduanda em Licenciatura em Educação Física pela UniCesumar (2021- 2025).

Araci Asinelli-Luz, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná, Brasil, araciasinelli@gmail.com

Possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2000). Tem especialização em Ensino de Ciências, em Psicodrama Pedagógico e em Prevenção da Violência Doméstica contra criança e adolescente. Atualmente é professor associado 4 junto ao Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2021-10-05

Como Citar

LIMA-BERTON, T. D. de; MONTEIRO, M. P. G.; ASINELLI-LUZ, A. . A HUMANIZAÇÃO EM PAULO FREIRE E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO PREVENTIVA INTEGRAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. ed.especial, p. 1132–1146, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68400. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68400. Acesso em: 28 mar. 2024.