HUMANIZACIÓN EN PAULO FREIRE Y SUS RELACIONES COM LA EDUCACIÓN PREVENTIVA INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68400Resumen
Paulo Freire, aunque ya no está presente, todavía está al día en muchas investigaciones y estudios educativos, ya que sus escritos emanan esperanza y libertad para muchos educadores. Los valores defendidos por él pueden ser fácilmente apropiados para una educación humanista, que se centra en el ser humano, así como en la Educación Preventiva Integral. Por lo tanto, este estudio busca comprender las principales contribuciones freirianas a la práctica de la Educación Preventiva Integral. Este es un estudio teórico cualitativo, basado en trabajos de Paulo Freire (1993, 1996, 1999) y en Educación Preventiva Integral (ASINELLI-LUZ, 2014; LIMA, 2017; LIMA; MONTEIRO; ASINELLI-LUZ, 2019). Se cree que las prácticas educativas humanistas pueden contribuir al proceso de prevención de la violencia y las desigualdades que afectan a los seres humanos, ya que los seres humanos y su proceso de desarrollo en su conjunto son valorados.
PALABRAS CLAVE: Educación. Educación Preventiva Integral. Humanización.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.