A INVISIBILIDADE DA CRIANÇA IMIGRANTE NO ATENDIMENTO EDUCATIVO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE PONTA GROSSA/PR
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.68036Résumé
No interior dos fluxos migratórios, as crianças constituem um dos grupos mais vulneráveis às violações de direitos e com menor visibilidade para sua condição nos deslocamentos. Com o aumento da imigração no Brasil, constatou-se, também, um número significativo de crianças imigrantes na rede pública de ensino de Ponta Grossa/PR, o que desencadeou a realização do estudo cujos resultados parciais trazemos neste texto. O objetivo deste artigo é apresentar uma análise sobre a invisibilidade das crianças imigrantes e seus reflexos no atendimento educacional na referida rede de ensino. A pesquisa qualitativa teve como estratégias metodológicas o questionário e a entrevista semiestruturada. O estudo conclui que a invisibilidade das crianças se evidencia nas práticas pedagógicas desenvolvidas na escola.
PALAVRAS-CHAVE: Criança Imigrante. Educação. Prática Pedagógica. Invisibilidade.
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