O DISCURSO DO CURRÍCULO E A PROPOSTA METODOLÓGICA DA PRETAGOGIA
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v47i1.67934Résumé
De modo geral, as teorias do currículo ocupam-se em justificar a escolha de determinados conhecimentos em detrimento de outros para os processos de ensino-aprendizagem. Propostas curriculares tradicionais partem de uma perspectiva de racionalização da educação comprometida com a hegemonização de discursos e práticas sociais. Este artigo foi construído no processo de pesquisa relacionada a rupturas epistemológicas e metodológicas no que concerne ao discurso dos currículos. Neste intuito, buscamos referências afrocentricas e ou decoloniais. Assim, nos deparamos com a proposta da pretagogia, elaborada pela professora Sandra Petit. A pretagogia por ela apresentada sugere uma formação de professores dentro dos quilombos, promovendo uma experiência holística, diferente de outras formações que acontecem em espaços convencionais e com conteúdos eurocêntricos. Argumentamos que um currículo compromissado com o respeito às identidades étnicas e raciais, deve evitar os discursos totalizantes e conservadores. Neste sentido, construímos uma proposta que rompe com o padrão curricular sistêmico: o enegrecimento dos símbolos, as práticas pretagógicas, longe de ser mera troca de conteúdos, permite ampliar os horizontes curriculares para o invisibilizado, para o não considerado em relação aos conhecimentos e valores culturais do povo negro.
PALAVRAS-CHAVE: Discurso. Currículo. Pretagogia. Enegrecimento dos Símbolos.
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