O COTIDIANO DE CRIANÇAS POMERANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v46i2.67811

Résumé

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa que teve por objetivo conhecer como um grupo de crianças pomeranas vivenciou a cultura lúdica e enfrentou os desafios no cotidiano, em uma turma de nível II da Educação Infantil de uma escola de Ensino Fundamental, ao longo de 2019. A investigação foi realizada por meio da análise de documentos e da etnografia, tendo a sociologia da infância como referencial teórico. Dentre os resultados encontrados, observamos que a língua foi um fator impactante no processo de inserção na escola, pois dois terços das crianças falavam apenas a Língua Pomerana e um terço era bilíngue em português e pomerano. No decorrer do ano, a Língua Portuguesa foi prevalecendo, o que teve como consequência o silenciamento da Língua Pomerana, caracterizando uma relação de subordinação de uma cultura à outra.

PALAVRAS-CHAVE: Crianças e Infância. Comunidade Pomerana. Educação Infantil. Cultura Lúdica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Myrna Gowert Madia Berwaldt, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, myrnaberwaldt@yahoo.com.br

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI.

Gabriela Medeiros Nogueira, Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande, Rio Grande do Sul, Brasil, gabynogueira@me.com

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Realizou Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign – UIUC, em 2016 e na University of Canterbury – UC na Nova Zelândia, em 2019. Professora no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e no Programa de Pós-graduação em Educação da mesma universidade. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e letramento – GEALI, é pesquisadora no Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação da Infância – NEPE/FURG e no Grupo de pesquisa em História da Alfabetização, Leitura, Escrita e dos Livros Escolares – HISALES/UFPEL.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-31

Comment citer

BERWALDT, M. G. M. .; NOGUEIRA, G. M. O COTIDIANO DE CRIANÇAS POMERANAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 46, n. 2, p. 556–576, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i2.67811. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/67811. Acesso em: 16 août. 2024.