QUANDO O EDUCAR PELA PESQUISA SE TORNA UMA METODOLOGIA ATIVA

Auteurs-es

  • Paula Patrícia Barbosa Ventura Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil, paula.ventura@ifce.edu.br https://orcid.org/0000-0003-1405-0634

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64818

Résumé

O objetivo deste artigo foi investigar as estratégias utilizadas por uma docente que fez uso do “Educar pela Pesquisa” como metodologia de ensino. De natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, a pesquisa foi realizada num curso de Licenciatura de um Instituto Federal. Como instrumentos, recorreu-se a um questionário de sondagem, à observação e à entrevista. Os resultados mostraram um alinhamento com a literatura proposta, o que ratifica a importância de o educador fundamentar suas práticas em referenciais teóricos específicos ao que se propõe. Destaca-se ainda que as estratégias propiciaram aos estudantes engajamento, autoria, interesse intrínseco na realização das atividades, bem como comprometimento com a própria aprendizagem, características das metodologias ativas, daí se afirmar que “Educar pela Pesquisa” pode ser considerada como tal.

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Biographie de l'auteur-e

Paula Patrícia Barbosa Ventura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Fortaleza, Ceará, Brasil, paula.ventura@ifce.edu.br

Licenciada em Pedagogia, Especialista em Informática Educativa, Mestra e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/ UFC). Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Canindé, na subárea "Currículo e Estudos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem". 

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Publié-e

2021-01-15

Comment citer

VENTURA, P. P. B. QUANDO O EDUCAR PELA PESQUISA SE TORNA UMA METODOLOGIA ATIVA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 45, n. 3, p. 985–1001, 2021. DOI: 10.5216/ia.v45i3.64818. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/64818. Acesso em: 17 juill. 2024.