PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v45i3.64627Résumé
Este texto baseia-se em uma pesquisa de mestrado e busca analisar como acontecem as práticas pedagógicas em Ciências em uma escola do campo e de que forma elas contemplam as orientações curriculares da educação do campo. Utilizou-se metodologia de pesquisa qualitativa, com questionários semiestruturados, observação e análise documental; os sujeitos são educadoras de uma escola estadual de Mirassol D’Oeste-MT. Os resultados apontam: rotatividade de educadores; currículo com poucos elementos da educação do campo; falta de familiaridade com a teoria da educação do campo, além de dificuldade em realizar uma prática pedagógica que valorize os saberes e a realidade dos alunos do campo, o trabalho coletivo e a agroecologia. Cabe assegurar melhores condições de trabalho aos educadores, além de investimentos na formação continuada, de modo a aprofundar conhecimentos sobre a educação do campo e ressignificar as práticas pedagógicas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.