POR UMA ESCOLA INTERCULTURAL: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE MUITAS HISTÓRIAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v46i1.65079

Resumen

Este artigo aborda a temática da colonialidade na Educação Básica e tem como objetivo discutir a maneira como a escola brasileira tem participado na reprodução de uma única perspectiva histórica, a eurocêntrica. Para isso, estabelece um  diálogo hermenêutico a partir de conceitos e reflexões de autores decoloniais, os quais defendem a produção de um pensamento desde o sul. Sugere-se a pedagogia decolonial como um dos caminhos para se chegar a outros conhecimentos, narrativas e cosmovisões. Tal dinâmica implica um diálogo crítico sobre os conhecimentos, modos de pensar do mundo ocidental e uma abertura aos povos originários e afrodiaspóricos em terras americanas. Por fim, defende-se a proposta de uma educação intercultural, que tenha como base a pluralidade e a
ancestralidade de seus povos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana Barth Gomes, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, luanabarth@yahoo.com.br

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle/Canoas com bolsa CAPES/PROSUC. Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Cristine Gabriela de Campos Flores, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, cristinegabriela@gmail.com

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle/Canoas com bolsa FAPERGS de dedicação exclusiva.

Gilberto Ferreira da Silva, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, gilberto.ferreira65@gmail.com

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade La Salle/Canoas. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

Cledes Antonio Casagrande, Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas, Rio Grande do Sul, Brasil, cledes.casagrande@unilasalle.edu.br

Doutor em Educação pela PUCRS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade La Salle.

Publicado

2021-04-17

Cómo citar

GOMES, L. B. .; FLORES, C. G. de C. .; SILVA, G. F. da .; CASAGRANDE, C. A. POR UMA ESCOLA INTERCULTURAL: A SALA DE AULA COMO LUGAR DE MUITAS HISTÓRIAS. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. 1, p. 95–112, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46i1.65079. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/65079. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a