Anúncios

Chamada para submissão de Artigos de Fluxo Geral - Revista Inter-Ação/2025

2025-03-10

Caros/as pesquisadores/as,

O Comitê Editorial da Revista Inter-Ação abre chamada para submissão de artigos, que contemplem o escopo das linhas de pesquisa da Revista Inter-Ação, sendo:

Volume 50, Nº 2, maio/ago., 2025 – submissões com temáticas relacionadas ao escopo da revista;

Período de recebimento das submissões: 

11/03/2025 a 15/06/2025 – volume 50, número 2;

Para mais informações, acesse a chamada.

Saiba mais sobre Chamada para submissão de Artigos de Fluxo Geral - Revista Inter-Ação/2025

Edição Atual

v. 50 n. 1 (2025): V. 50, N. 1, 2025 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação
					Visualizar v. 50 n. 1 (2025):  V. 50, N. 1, 2025 - Temas com foco no escopo da Revista Inter-Ação

Este primeiro número da Revista apresenta uma diversidade de artigos que contribui com os debates da educação nesse momento. Além disso, os 28 artigos advêm de quatro regiões do país, a saber: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul, além de um artigo de Portugal. A maioria dos artigos conta com autoria de pessoas vinculadas às instituições públicas de educação superior (IES), sendo 14 de IES federais e 7 estaduais. Três publicações são de IES privadas. Em sua maioria os artigos abordam a educação superior, mas também temos artigos que abordam a educação básica, as questões de metodologia e currículo, educação especial e educação profissional técnica.

Publicado: 2025-04-30

Expediente

Artigos

  • ESTUDANTES POBRES E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL: ANÁLISES PSICOSSOCIAIS E INTERSECCIONAIS1

    Maisa Elena Ribeiro, Ângela Fátima Soligo
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79211
  • ELABORAÇÃO DE UMA ESCALA DE PERCEPÇÃO DAS ATITUDES DOS PROFESSORES PELOS ESTUDANTES E IMPLICAÇÕES DO TRABALHO NA GRADUAÇÃO

    Marcelle Nunes Araújo, Neyfsom Carlos Fernandes Matias
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79231
  • A APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E A GEOGRAFIA: TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS POR MEIO DA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA

    Thais Maria Sperandio, Jerusa Vilhena de Moraes
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79299
  • O USO DE MÍDIAS E REDES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO: UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

    Maria Vitória de Deus Santos, Deivid Alex dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.75423
  • ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL: PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NAS ENGENHARIAS ENTRE 2015 E 2019

    Ludmila Lins Bezerra, Armando Paulo Ferreira Loureiro, Isilda Teixeira Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78946
  • A REMODELAGEM DO TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA BRASILEIRA REALIZADA PELAS REFORMAS EDUCACIONAIS

    Francilene do Rosário de Matos, Maria Alice Melo
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79511
  • APLICAÇÃO DE RECURSOS DO ORÇAMENTO PÚBLICO: DESPESAS COM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS (UFS) ENTRE 2013 A 2022

    Luiz Fernando Gonçalves da Silva Araújo, Daniela da Costa Britto Pereira Lima, Rodrigo Gouvêa Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.81447
  • A ARTESANIA DO ENSINAR E DO APRENDER ATRAVÉS DO DESIGN THINKING NO CURSO DE PEDAGOGIA

    Bettina Steren dos Santos, Jussara Bernardi
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78822
  • O ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM GASTRONOMIADO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA

    Annah Bárbara Pinheiro dos Santos, Carlos Soares Barbosa
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79545
  • AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ARTIGOS BRASILEIROS.

    Paloma Aparecida Oliveira Ratuchne, Maria Luiza da Luz Munhoz, Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Rosangela Trabuco Malvestio da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79018
  • CURRÍCULO CULTURAL: EMERGÊNCIA DE UMA NOVA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR

    Juares da Silva Thiesen
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78911
  • PESQUISA E EXTENSÃO COMO POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DE DOCENTES NEGROS

    Márcia Basília de Araújo, Shirley Aparecida de Miranda
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79000
  • PRÁTICAS EDUCACIONAIS E O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) PARA PESSOAS SURDOCEGAS

    Ana Sara Tomé Borges, Bruno Pereira Garcês
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78997
  • CARTOGRAFANDO POSSIBILIDADES ÉTICAS, ESTÉTICAS E EMANCIPATÓRIAS DE BOAS PRÁTICAS NO ENSINO SUPERIOR

    Leiliane Domingues da Silva, Dagmar de Mello e Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78947
  • A UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS NO LETRAMENTO LINGUÍSTICO DE ESTUDANTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

    Lílian de Sousa Sena, Arielson Tavares, Beatriz Gama Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79173
  • DISCURSOS DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA SOBRE PROCESSOS DE ALTERIZAÇÃO NA CIÊNCIA A PARTIR DO ANIME FULLMETAL ALCHEMIST: BROTHERHOOD

    José Eduardo Andrade Neto, Alícia Santos Vieira , Juliane Santos Oliveira, Lia Midori Meyer Nascimento
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78982
  • NARRATIVAS DE MULHERES DISCENTES COM DEFICIÊNCIA SOBRE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Andreza Vidal Bezerra, Adenize Queiroz de Farias, Jackeline Susann Souza da Silva
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79185
  • VIVÊNCIAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE COM ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO EM MONTES CLAROS/MG

    Cláudia Letícia Moura Prates, Cristiane Mendes Netto, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78985
  • SOBRE A SUPER-REPRESENTAÇÃO DO “HOMEM” NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACADÊMICO: REFLEXÕES SOBRE ANTINEGRITUDE E NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR A PARTIR DE SYLVIA WYNTER

    Éllen Daiane Cintra, Catia Piccolo Viero Devechi
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79248
  • PLATAFORMAS DE REDES SOCIAIS DIGITAIS E ALGORITMOS: MUDANÇAS NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Fernanda Beatriz Ferreira de Macedo, Martha Kaschny Borges
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79502
  • PERCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ESTRATÉGIAS DE ENSINO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    Orcione Aparecida Vieira Pereira
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79347
  • A FORMAÇÃO DOCENTE NOS PPCS DE PEDAGOGIA DA PARAÍBA: O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Elzanir dos Santos, Idelsuite de Sousa Lima
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79517
  • "INOVAR É PRECISO": AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS E O IMPERATIVO DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA

    Andreza Barbosa, Maria José da Silva Fernandes, Thiago Borges de Aguiar, Renata Helena Pin Pucci
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79553
  • POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM NA ESCOLA E A PESQUISA NA EDUCAÇÃO: A PREMISSA DA INTELIGÊNCIA CULTURAL

    Adriana Fernandes Coimbra Marigo, Roseli Rodrigues de Mello
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79546
  • PRODUÇÕES ACADÊMICAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR E DIÁLOGOS COM A EDUCAÇÃO BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES DE UM MESTRADO PROFISSIONAL

    Marcia Torres Neri Soares, Izabel Cristina Lima Dias Alves, Patrícia de Sena Araújo, Thaiana Ferreira dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78889
  • A DOCÊNCIA (TRANS)FORMADORA EM PERÍODO PANDÊMICO: PERCEPÇÕES DE DISCENTES DE UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

    Emanoela Thereza Marques de Mendonça Glatz, Solange Franci Raimundo Yaegashi, Juan Carlos Sánchez-Huete, Terezinha Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79137
  • REPERTÓRIO PEDAGÓGICO NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA

    Tanise Paula Novello, Fernanda Fátima Cofferri
    DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79560

Ensaio

Ver Todas as Edições

Com importância reconhecida pela área, a Inter-Ação, cuja periodicidade se encontra em dia, mantendo-se a regularidade de três números por ano, tem ampla circulação por meio de assinaturas, permutas, doações e vendas, além de estar totalmente disponível online, já portando, desde 2010, o Digital Object Identifier (DOI), utilizado para identificar o conteúdo de documentos em ambiente digital, mesmo que posteriormente eles mudem de endereço ou link.

ISSN eletrônico: 1981-8416

 

Contato: revistainteracao@gmail.com / (62) 3209-6319
Atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h.