La educomunicación como alternativa para creación de ecosistemas comunicativos en las organizaciones: Un análisis del programa “Vea en el salón de clases”

Autores/as

  • Regiane Regina Ribeiro Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5216/c&i.v15i2.24570

Palabras clave:

Educomunicacão. Responsabilidade social. Organizações.

Resumen

O artigo tem como tema o estabelecimento da conexão entre conceito e prática da responsabilidade social e ações na interface comunicação/educação. Entendendo a Educomunicação como processo de ampliação do coeficiente comunicativo de modo a construir ecossistemas abertos e democráticos, este trabalho objetiva, com tal perspectiva, uma alternativa para que as empresas promovam espaços significativos e humanizados formando e transformando os públicos em sujeitos críticos e inseridos no seu próprio meio social. Através da metodologia do estudo de caso, o artigo analisa o Programa “Veja na Sala de Aula” e conclui que a iniciativa é pertinente, mas apresenta aspecto limitador e reducionista nas ações propostas de utilização da mídia na escola.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Regiane Regina Ribeiro, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora e pesquisadora permanente do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Paraná – UFPR, na linha de pesquisa Comunicação, Educação e Formações Socioculturais. Docente do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Paraná.

Publicado

2013-06-11

Cómo citar

RIBEIRO, R. R. La educomunicación como alternativa para creación de ecosistemas comunicativos en las organizaciones: Un análisis del programa “Vea en el salón de clases”. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 15, n. 2, p. 80–96, 2013. DOI: 10.5216/c&i.v15i2.24570. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24570. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos