Panorama da Literatura da e na Região das Guianas: desafios e perspectivas teóricas

Overview of Literature from and in the Guiana Region: Challenges and Theoretical Perspectives

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/bgg.v45i1.82024

Palavras-chave:

Região das Guianas, fronteira, poesia, narrativa

Resumo

O objetivo deste artigo é mostrar um panorama da literatura na Região das Guianas considerando alguns pontos de contato e possíveis especificidades que ajudam no entendimento múltiplo de um lugar que é, ao mesmo tempo, fragmentado e único, multifacetado e resiliente. Ancorado na pesquisa bibliográfica (Gil, 2008), esse estudo apresenta a importância de conceitos como regionalismo (Candido, 1998), cor local (Jobim, 2020) e fronteira Anzaldúa (2016) para o estabelecimento de uma linha analítica a partir das diversas experiências de leitura que se pode ter do acervo ficcional e poético do Brasil (Amapá), do Suriname e da Guiana Francesa. Como resultado provisório, obtivemos a percepção de uma literatura tão rica e diversa, nos seus vários aspectos estéticos e expressivos, quanto desconhecida quando se trata de mercado editorial, circulação, divulgação e recepção crítica das obras literárias da Região das Guianas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yurgel Pantoja Caldas, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil. yurgelcaldas@gmail.com

Formado em Letras pela Universidade Federal do Pará, mestrado e doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais. Pós-doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Professor do Curso de Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET) da UNIFAP.

Natali Fabiana Costa e Silva, Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Macapá, Amapá, Brasil. natali_costa@hotmail.com

Doutora em Estudos Literários, é professora da área de Teoria Literária e docente credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Integra o Grupo de Pesquisas sobre Literaturas do Caribe e das Guianas e é vice-líder do GRIOT – Grupo de Pesquisa em Literaturas Pós-coloniais. Participa do Grupo de Trabalho “A mulher na literatura: crítica feminista e estudos de gênero”, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Desenvolve estudos na área de literatura de autoria feminina a partir da perspectiva decolonial, com ênfase nas produções literárias da Guiana Francesa e do Suriname.

Referências

ANZALDÚA, Gloria. Borderlands/La Frontera: The New Mestiza. 4. ed. San Francisco: Aunt Lute Books, 2016.

Gil, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas,. 2008.

GLISSANT, Édouard. Poética da relação. Trad. Celia Britton. Ann Arbor: University of Michigan Press, 1997.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

HELMAN, Albert. De sluipmoordenaar van de literatuur. Paramaribo: Editions Suriname, 2007.

HOEFTE, Rosemarijn. Suriname in the Long Twentieth Century: Domination, Contestation, Globalization. New York: Palgrave Macmillan, 2014.

JOBIM, José Luís. Literatura Comparada e Literatura Brasileira: circulações e representações. Boa Vista; Rio de Janeiro: Editora UFRR; Edições Makunaima, 2020

MAM LAM FOUCK, Serge. Histoire Générale de la Guyane Française. Matoury: Ibis Rouge Éditions, 2002.

MARINO, Francesco. A literatura do Amapá. UNESP: Araraquara, 2022 (tese de doutorado).

______ . La Guyane française - au temps de l'esclavage, de l'or et de la francisation, 1802-1946. Matoury: Ibis Rouge Éditions, 1999.

McLEOD, Cynthia. The free negress Elisabeth: prisoner of color. Paramaribo: The Waterfront Press, 2004.

______. The cost of sugar. Paramaribo: The Waterfront Press, 2007.

______. Tutuba: the girl from the slave-ship Leusden. Paramaribo: Uitgeverij Conserve, 2013.

MONTEIRO, Júlio César Neves. Suriname: história, literatura e questões de tradução. Revista da Anpoll, v. 1, n. 45, 2018.

MORENO, César Fernández [Coord.]. América Latina em sua literatura. Trad. Luiz João Galvo. São Paulo: Perspectiva, 1972

PARADIS, André. Des hommes libres. Matoury: Ibis Rouge Éditions, 2005.

PATIENT, Serge. Le nègre du gouverneur. Matoury: Ibis Rouge Éditions, 2001.

RALEIGH, Walter. The discoverie of the large, rich, and beautiful Empyre of Guiana. London: World Publishing Company, 1596. Disponível em: https://digital.bbm.usp.br/handle/bbm/4979. Acesso em: 20 dez. 2024.

SILVA, Gutemberg de Vilhena; DI MICELI, Clícia Vieira. REgião das Guianas: território, história e cultura. Porto Alegre: Letra1, 2024.

WEKKER, Gloria. White Innocence: Paradoxes of Colonialism and Race. Durham: Duke University Press, 2016.

Downloads

Publicado

2025-10-11

Como Citar

PANTOJA CALDAS, Yurgel; COSTA E SILVA, Natali Fabiana. Panorama da Literatura da e na Região das Guianas: desafios e perspectivas teóricas: Overview of Literature from and in the Guiana Region: Challenges and Theoretical Perspectives. Boletim Goiano de Geografia, Goiânia, v. 45, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/bgg.v45i1.82024. Disponível em: https://revistas.ufg.br/bgg/article/view/82024. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Região das Guianas

Artigos Semelhantes

<< < 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.