Aplicação das técnica espectroscópicas de RMN e IV e de métodos qumiométricos na quimiotaxonomia de liquens

Autores/as

  • Glaucia Braz Alcantara

Palabras clave:

Espectroscopia de infravermelho, liquens, quimiometria, quimiotaxonomia, ressonância magnética nuclear, RMN HR-MAS.

Resumen

O trabalho descreve a análise quimiotaxonômica de liquens a partir da utilização das técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, RMN HR-MAS (High Resolution – Magic Angle Spinning) e em solução, e espectroscopia na região do infravermelho (IV), aliadas aos métodos quimiométricos. As análises foram efetuadas empregando-se um conjunto de 11 espécies de liquens distribuídas em duas famílias e seis gêneros. Os espectros de RMN HR-MAS, obtidos a partir do material vegetal intacto, possibilitaram, juntamente com a quimiometria, a discriminação entre famílias, gêneros e espécies, além de um percentual de classificação muito satisfatório (70,8%). As substâncias analisadas compreendem a classe dos carboidratos de baixa massa molecular, os polióis. As análises de RMN em solução, correspondentes aos extratos brutos, permitiram a discriminação de gêneros e espécies
e a classificação foi excelente (88,9%). Na análise em que os metabólitos secundários de liquens são avaliados, realizou-se a identificação, em mistura, de algumas substâncias. A análise por IV, obtida a partir do material intacto, destacou-se por seu excelente poder de classificação de amostras (100% de predições corretas), com discriminação entre gêneros e espécies. A aplicação comparativa dessas técnicas espectroscópicas corrobora os resultados obtidos separadamente e aponta para a grande potencialidade do IV em análises quimiotaxonômicas de liquens, por sua rapidez e baixo custo, embora as técnicas de RMN sejam muito atrativas quando se deseja análise minuciosa do perfil espectral.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Glaucia Braz Alcantara

Bolsista de informática da RBN

Publicado

2009-02-27

Cómo citar

ALCANTARA, G. B. Aplicação das técnica espectroscópicas de RMN e IV e de métodos qumiométricos na quimiotaxonomia de liquens. Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology, Goiânia, v. 5, n. 1, p. 69–70, 2009. Disponível em: https://revistas.ufg.br/RBN/article/view/5629. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Resumo de Tese