Ecologia de insetos aquáticos em córregos do Cerrado: do nicho hutchinsoniano ao distúrbio intermediário
Palabras clave:
Inferência Bayesiana, EPT, Impactos ambientais, Rio das Almas,Resumen
A região do Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro abrangendo cerca de 22% do território nacional. Devido a facilidades que o mesmo apresenta para manejo e cultivo do solo, o Cerrado vem sofrendo uma intensa mudança na sua paisagem, aumentando o impacto em todos os seus sistemas naturais. Através de uma coleta sistematizada em 101 córregos na região da bacia do rio das Almas, centro goiano, pode ser observado como essa mudança na paisagem altera a comunidade de insetos aquáticos bentônicos. Em um primeiro momento não observamos mudanças no número de gêneros para diferentes tamanhos de rios. O aumento do impacto, principalmente na região ripária, leva a uma redução no número de gêneros de Ephemeroptera, Plecoptera e Trichoptera. Comunidades em localidades impactadas são compostos de subconjuntos das comunidades em locais preservados, apresentando um padrão de aninhamento. Apesar da redução do número de gêneros em locais impactados a riqueza esperada pelo somatório das probabilidades de ocorrência dos gêneros em um determinado valor de integridade se mostra maior tanto em locais conservados como degradados. Assim a taxa de substituição de gêneros tende a ser maior em localidades muito impactadas e bem preservadas. A matriz ambiental no Cerrado é composta em grande parte por áreas já impactadas, o que explicaria essa grande quantidade de gêneros que vivem em locais degradados, através do simples efeito de área. Por último comparamos os resultados de dois índices usados para monitoramento ecológico de córregos, que visam observar tipos de impactos diferentes no ambiente. Não houve relação entre o Índice de Integridade de Habitat e um índice que mensura teor de poluição na água (BMWP’), indicando que existe a necessidade do uso dos dois em conjunto para um monitoramento efetivo.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
La sumisión espontánea de trabajos automáticamente implica en la cesión integral de los derechos patrimoniales a la Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), después de la publicación. El autor concede a la RBN el derecho de la primera publicación de su articulo, licenciado bajo Licencia Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).
Lo son garantizados a los autores los derechos autorales y morales de cada uno de los artículos publicados por la RBN, permitiéndoles:
1. El uso del artículo y de suyo contenido para el propósito de enseñanza y de investigación.
2. Divulgación del artículo y de suyo contenido, si lo hacer el link para el Artículo en sitio web de la RBN, permitiéndole la divulgación en:
- redes cerradas de instituciones (intranet).
- repositorios de acceso abierto.
3. Elaboración y divulgación de obras resultantes del artículo y de suyo contenido, si lo hacer la citación de la publicación original en la RBN.
4. Hacer copias impresas en pequeñas cantidades para uso personal.