Avaliação citotóxica, genotóxica e moduladora do anorexígeno dietilpropiona em células somáticas de Drosophila melanogaster: SMART/asa
Palavras-chave:
Antigenotoxicidade, citotoxicidade, dietilpropiona, Drosophila melanogaster, SMARTResumo
A dietilpropiona (DEP) é um franco anorexígeno largamente utilizado no Brasil e no mundo para fins de emagrecimento. É derivada de anfetaminas e atua no sistema nervoso central por mecanismo catecolaminérgico, aumentando a liberação e/ou inibindo a recaptação de noradrenalina e dopamina nos terminais neurais. No presente trabalho, foram investigados os potenciais mutagênico, antimutagênico e citotóxico de DEP empregando o teste SMART/asa, o qual utiliza dois marcadores genéticos – mwh e flr3 –, que se manifestam fenotipicamente como tricomas mutantes nas asas de Drosophila melanogaster quando a célula sofre perda de heterozigose induzida por eventos como mutação, nãodisjunção, recombinação, entre outros. Neste teste, são realizados dois cruzamentos, ST e HB, através dos quais é possível avaliar se o agente testado tem ação genotóxica direta ou indireta, respectivamente. Para avaliação do potencial citotóxico dessa substância, larvas de mosca em terceiro estágio foram tratadas com dez diferentes doses de DEP. Com o intuito de determinar o potencial genotóxico e antigenotóxico desta substância, foram ministradas às larvas três doses de DEP (15, 22,5 e 30 mg.mL-1) isoladamente e associadas a 0,125 mg.mL-1 de cloridrato de doxorrubicina (DXR), quimioterápico utilizado como controle positivo. Foram obtidos os seguintes resultados: a) DEP apresentou potencial citotóxico; b) não houve genotoxicidade nos cruzamentos ST ou HB; c) foi observada ação moduladora de DEP quando associada a DXR nas doses de 22,5 e 30 mg.mL-1 no cruzamento ST e nas três doses para o cruzamento HB.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos patrimoniais à Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), após a sua publicação. O(s) autor(es) concede(m) à RBN o direito de primeira publicação do seu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).
São garantidos ao(s) autor(es) os direitos autorais e morais de cada um dos artigos publicados pela RBN, sendo-lhe(s) permitido:
1. Uso do artigo e de seu conteúdo para fins de ensino e de pesquisa.
2. Divulgar o artigo e seu conteúdo desde que seja feito o link para o Artigo no website da RBN, sendo permitida sua divulgação em:
- redes fechadas de instituições (intranet).
- repositórios de acesso público.
3. Elaborar e divulgar obras derivadas do artigo e de seu conteúdo desde que citada a fonte original da publicação pela RBN.
4. Fazer cópias impresas em pequenas quantidades para uso pessoal.