Aplicação das técnica espectroscópicas de RMN e IV e de métodos qumiométricos na quimiotaxonomia de liquens
Palavras-chave:
Espectroscopia de infravermelho, liquens, quimiometria, quimiotaxonomia, ressonância magnética nuclear, RMN HR-MAS.Resumo
O trabalho descreve a análise quimiotaxonômica de liquens a partir da utilização das técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, RMN HR-MAS (High Resolution – Magic Angle Spinning) e em solução, e espectroscopia na região do infravermelho (IV), aliadas aos métodos quimiométricos. As análises foram efetuadas empregando-se um conjunto de 11 espécies de liquens distribuídas em duas famílias e seis gêneros. Os espectros de RMN HR-MAS, obtidos a partir do material vegetal intacto, possibilitaram, juntamente com a quimiometria, a discriminação entre famílias, gêneros e espécies, além de um percentual de classificação muito satisfatório (70,8%). As substâncias analisadas compreendem a classe dos carboidratos de baixa massa molecular, os polióis. As análises de RMN em solução, correspondentes aos extratos brutos, permitiram a discriminação de gêneros e espéciese a classificação foi excelente (88,9%). Na análise em que os metabólitos secundários de liquens são avaliados, realizou-se a identificação, em mistura, de algumas substâncias. A análise por IV, obtida a partir do material intacto, destacou-se por seu excelente poder de classificação de amostras (100% de predições corretas), com discriminação entre gêneros e espécies. A aplicação comparativa dessas técnicas espectroscópicas corrobora os resultados obtidos separadamente e aponta para a grande potencialidade do IV em análises quimiotaxonômicas de liquens, por sua rapidez e baixo custo, embora as técnicas de RMN sejam muito atrativas quando se deseja análise minuciosa do perfil espectral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio espontâneo de qualquer submissão implica automaticamente na cessão integral dos direitos patrimoniais à Revista de Biologia Neotropical / Journal of Neotropical Biology (RBN), após a sua publicação. O(s) autor(es) concede(m) à RBN o direito de primeira publicação do seu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).
São garantidos ao(s) autor(es) os direitos autorais e morais de cada um dos artigos publicados pela RBN, sendo-lhe(s) permitido:
1. Uso do artigo e de seu conteúdo para fins de ensino e de pesquisa.
2. Divulgar o artigo e seu conteúdo desde que seja feito o link para o Artigo no website da RBN, sendo permitida sua divulgação em:
- redes fechadas de instituições (intranet).
- repositórios de acesso público.
3. Elaborar e divulgar obras derivadas do artigo e de seu conteúdo desde que citada a fonte original da publicação pela RBN.
4. Fazer cópias impresas em pequenas quantidades para uso pessoal.