BIOMETRIA ULTRA-SONOGRÁFICA BIDIMENSIONAL EM TEMPO REAL DE BULBO OCULAR DE GATOS DOMÉSTICOS.
DOI:
https://doi.org/10.5216/cab.v10i3.1213Palavras-chave:
clínica animal, ultrassonografiaResumo
O olho é um órgão ideal para o exame ultrassonográfico, porque é de fácil acesso e contém várias superfícies reflexivas ou interfaces. Para o exame ultrassonográfico do bulbo ocular são necessárias altas frequências para se delinear adequadamente os tecidos. Para a obtenção das medidas, foram utilizados sessenta olhos de trinta gatos, realizando-se cortes sagitais e transversais com transdutor microconvexo de 7,5MHz. Efetuaram-se medidas a partir da córnea em direção à retina. Foram registradas medidas da distância entre a córnea e a cápsula anterior da lente (D1), espessura da lente (D2), diâmetro da lente (D3), distância entre a cápsula posterior da lente até a retina (D4), e distância entre a córnea e a retina (D5). Agruparam-se as medidas e obtiveram-se as médias. A partir das médias, foi aplicado um teste estatístico de análise de variância, com nível de significância de 5%, para se verificar a homogeneidade das medidas. A ultrassonografia de bulbos oculares saudáveis de gatos domésticos produz imagens com medidas médias de 0,39cm para D1, 0,68cm para D2, 1,25cm para D3, 0,78cm para D4 e 1,86cm para D5. Não se observou diferença significativa entre os sexos, idades, pesos ou cortes aplicados.PALAVRAS-CHAVES: Biometria, gatos, oftalmologia, ultrassonografia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-09-30
Como Citar
GONÇALVES, G. F.; LEME, M. C.; ROMAGNOLLI, P.; EURIDES, D.; PIPPI, N. L. BIOMETRIA ULTRA-SONOGRÁFICA BIDIMENSIONAL EM TEMPO REAL DE BULBO OCULAR DE GATOS DOMÉSTICOS. Ciência Animal Brasileira / Brazilian Animal Science, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 829–834, 2009. DOI: 10.5216/cab.v10i3.1213. Disponível em: https://revistas.ufg.br/vet/article/view/1213. Acesso em: 3 jan. 2025.
Edição
Seção
Medicina Veterinária
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).