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Letramento Científico Crítico na formação e atuação do/a professor/apesquisador/a

Autores

  • Lucas Campos Borges Rede Estadual de Estadual de Educação do Estado de Goiás, São Miguel do Araguaia, Goiás, Brasil
  • Sostenes Lima Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81355

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições do letramento científico, numa perspectiva crítica, para a formação e atuação de professores/as-pesquisadores/as na educação básica. Trata-se de uma reflexão fundamentada nos estudos críticos do letramento científico e da popularização da ciência (Santos, 2007; Silva, 2016, 2020; Motta-Roth, 2011; Borges; Lima, 2023). Partimos do pressuposto de que o/a professor/apesquisador/a tem, como princípios fundantes de sua prática, o senso investigativo, a dúvida sistêmica, a reflexão e a criatividade. Ele/a não é simplesmente um/a professor/a que faz pesquisas científicas ou um/a pesquisador/a que leciona. Trata-se de um/a agente incitador de curiosidades, para dentro e fora da sala de aula, que promove, na educação básica, de forma integrada, o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, destaca-se o papel do letramento científico na formação inicial desse/a professor/a-pesquisador/a. Ressaltamos a necessidade de uma formação inicial que promova experiência com as práticas científicas, familiarização com instrumentos teórico-analíticos e conhecimento crítico das práticas discursivas acadêmicas. Sem essa formação, o/a docente provavelmente terá muitas dificuldades de praticar a pesquisa em sala de aula, estando sujeito a apenas reproduzir conteúdo, contribuindo para firmar ainda mais a cultura do “copia e cola”.

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Biografia do Autor

Lucas Campos Borges, Rede Estadual de Estadual de Educação do Estado de Goiás, São Miguel do Araguaia, Goiás, Brasil

Mestre em Educação, Linguagem e Tecnologias, pelo Programa Pós-Graduação em Interdisciplinar em
Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de
Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. Docente na Rede Estadual de Estadual de
Educação (SEDUC) do Estado de Goiás. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0675-0956. CV Lattes.

Sostenes Lima, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás, Brasil

Doutor em Linguística pelo Programa Pós-Graduação em Linguística, da Universidade de Brasília (UnB).
Docente no Programa de Pós-Graduação em Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
(PPG-IELT), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Unidade de Ciências Socioeconômicas e Humanas - Nelson de Abreu Júnior. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2034769457931039. ORCID:
https://orcid.org/0000-0002-1814-3996.

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Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

BORGES, Lucas Campos; LIMA, Sostenes. Letramento Científico Crítico na formação e atuação do/a professor/apesquisador/a. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 206–223, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81355. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81355. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica