Letramento Científico Crítico na formação e atuação do/a professor/apesquisador/a
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81355Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre as contribuições do letramento científico, numa perspectiva crítica, para a formação e atuação de professores/as-pesquisadores/as na educação básica. Trata-se de uma reflexão fundamentada nos estudos críticos do letramento científico e da popularização da ciência (Santos, 2007; Silva, 2016, 2020; Motta-Roth, 2011; Borges; Lima, 2023). Partimos do pressuposto de que o/a professor/apesquisador/a tem, como princípios fundantes de sua prática, o senso investigativo, a dúvida sistêmica, a reflexão e a criatividade. Ele/a não é simplesmente um/a professor/a que faz pesquisas científicas ou um/a pesquisador/a que leciona. Trata-se de um/a agente incitador de curiosidades, para dentro e fora da sala de aula, que promove, na educação básica, de forma integrada, o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, destaca-se o papel do letramento científico na formação inicial desse/a professor/a-pesquisador/a. Ressaltamos a necessidade de uma formação inicial que promova experiência com as práticas científicas, familiarização com instrumentos teórico-analíticos e conhecimento crítico das práticas discursivas acadêmicas. Sem essa formação, o/a docente provavelmente terá muitas dificuldades de praticar a pesquisa em sala de aula, estando sujeito a apenas reproduzir conteúdo, contribuindo para firmar ainda mais a cultura do “copia e cola”.
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- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)