Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-12-29. Leia a versão mais recente.

Aprendizagem por investigação: um relato de experiência sobre Iniciação Científica

Autores

  • Cicero Inacio dos Santos Doutorando Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil
  • Nelson Antonio Pirola Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81354

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é descrever sobre o processo de iniciação científica desenvolvido junto com alunos do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Sorocaba, interior de SP. O trabalho teve como base a metodologia de aprendizagem por investigação de Carvalho (2011), na intenção de apoiar o desenvolvimento do pensamento científico (Sasserom; Caravalho, 2013; Marques; Marandino, 2018; Penick, 1998) dos estudantes. Após a experiência de orientar os estudantes, pôde-se perceber que eles conseguiram desenvolver os processos de uma pesquisa científica, bem como demonstraram que possuem uma habilidade científica aguçada, apropriando-se da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, buscaram compreender a natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam a prática; além de desenvolver relações entre as ciências tecnologia e sociedade em busca de melhoria tanto para a sociedade em si como para o meio ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicero Inacio dos Santos, Doutorando Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil

Mestre em Educação pela UFSCar; Doutorando em Educação para Ciência pela UNESP Bauru.

Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutor em Educação (área de Concentração em Educação Matemática) pela Universidade Estadual de
Campinas (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP; Professor associado do
Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

SANTOS, Cicero Inacio dos; PIROLA, Nelson Antonio. Aprendizagem por investigação: um relato de experiência sobre Iniciação Científica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 189–205, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81354. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81354. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica