Aprendizagem por investigação: um relato de experiência sobre Iniciação Científica
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81354Resumo
O objetivo deste relato de experiência é descrever sobre o processo de iniciação científica desenvolvido junto com alunos do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Sorocaba, interior de SP. O trabalho teve como base a metodologia de aprendizagem por investigação de Carvalho (2011), na intenção de apoiar o desenvolvimento do pensamento científico (Sasserom; Caravalho, 2013; Marques; Marandino, 2018; Penick, 1998) dos estudantes. Após a experiência de orientar os estudantes, pôde-se perceber que eles conseguiram desenvolver os processos de uma pesquisa científica, bem como demonstraram que possuem uma habilidade científica aguçada, apropriando-se da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, buscaram compreender a natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam a prática; além de desenvolver relações entre as ciências tecnologia e sociedade em busca de melhoria tanto para a sociedade em si como para o meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)