Aprendizagem por investigação: um relato de experiência sobre Iniciação Científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81354

Resumo

O objetivo deste relato de experiência é descrever sobre o processo de iniciação científica desenvolvido junto com alunos do Ensino Médio de uma escola privada da cidade de Sorocaba, interior de SP. O trabalho teve como base a metodologia de aprendizagem por investigação de Carvalho (2011), na intenção de apoiar o desenvolvimento do pensamento científico (Sasserom; Caravalho, 2013; Marques; Marandino, 2018; Penick, 1998) dos estudantes. Após a experiência de orientar os estudantes, pôde-se perceber que eles conseguiram desenvolver os processos de uma pesquisa científica, bem como demonstraram que possuem uma habilidade científica aguçada, apropriando-se da compreensão básica de termos, conhecimentos e conceitos científicos fundamentais, buscaram compreender a natureza das ciências e dos fatores éticos e políticos que circundam a prática; além de desenvolver relações entre as ciências tecnologia e sociedade em busca de melhoria tanto para a sociedade em si como para o meio ambiente.

Downloads

Biografia do Autor

Cicero Inacio dos Santos, Doutorando Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo, Brasil, cicero.inacio@unesp.br

Mestre em Educação pela UFSCar; Doutorando em Educação para Ciência pela UNESP Bauru.

Nelson Antonio Pirola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo, Brasil, nelson.pirola@unesp.br

Doutor em Educação (área de Concentração em Educação Matemática) pela Universidade Estadual de
Campinas (2000). Possui livre-docência em Educação Matemática pela UNESP; Professor associado do
Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Downloads

Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

SANTOS, C. I. dos; PIROLA, N. A. Aprendizagem por investigação: um relato de experiência sobre Iniciação Científica. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 189–205, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81354. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81354. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica