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Iniciação Científica nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise discursiva de memes sobre a Covid-19

Autores

  • Flávia Motta de Paula Galvão Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Fernanda Motta de Paula Resende Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Rafael Caponi dos Santos Discente da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Rogério de Castro Ângelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81348

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise de memes no período da pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, buscando, principalmente, compreender quais eram os temas abordados, as críticas tecidas e as condições de produção dos memes. Destaca-se a relevância que os memes obtiveram, sobretudo na pandemia, tanto para fazer críticas à forma como o governo federal lidou com a situação quanto para a atitude das pessoas e a amenização da situação por meio do humor. O estudo foi baseado em leituras da Análise de Discurso (Pêcheux, 1997, 2015), com o intuito de analisar os efeitos de sentido que circundam este gênero e propiciar uma leitura mais ampliada. Ademais, levamos em conta a intertextualidade dos memes e suas possibilidades de trabalho em aulas de Língua Portuguesa, contribuindo com o processo de interpretação textual. Portanto, as análises possibilitaram compreender como o meme é um importante gênero discursivo, que circula em diferentes redes sociais e consegue alcançar grande número de usuários. No caso em específico, os memes tiveram a função de amenizar, por meio do humor, a situação degradante evidenciada pela pandemia. Verificamos também que é um recurso didático interessante para uso em sala de aula.

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Biografia do Autor

Flávia Motta de Paula Galvão, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutora em Estudos Linguísticos (UFU); Professora Adjunta A do Departamento de Língua Portuguesa
do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE/UFG).

Fernanda Motta de Paula Resende, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, São Paulo, Brasil

Doutora em Educação (UNESP/Marília); Professora Assistente do Departamento de Educação da
UNESP/São José do Rio Preto.

Rafael Caponi dos Santos, Discente da Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Discente do 1º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade
Federal de Goiás (CEPAE/UFG). Foi bolsista PIBIC/Jr/UFG nos anos de 2022 e 2023.

Rogério de Castro Ângelo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil

Mestre em Estudos Linguísticos (PPGEL-UFU). Professor de Português e Inglês no Instituto Federal do
Triângulo Mineiro (IFTM) campus Ituiutaba.

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Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

GALVÃO, Flávia Motta de Paula; RESENDE, Fernanda Motta de Paula; SANTOS, Rafael Caponi dos; ÂNGELO, Rogério de Castro. Iniciação Científica nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise discursiva de memes sobre a Covid-19. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 130–147, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81348. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81348. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica