Iniciação Científica nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise discursiva de memes sobre a Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81348Resumo
O presente artigo apresenta uma análise de memes no período da pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2022, buscando, principalmente, compreender quais eram os temas abordados, as críticas tecidas e as condições de produção dos memes. Destaca-se a relevância que os memes obtiveram, sobretudo na pandemia, tanto para fazer críticas à forma como o governo federal lidou com a situação quanto para a atitude das pessoas e a amenização da situação por meio do humor. O estudo foi baseado em leituras da Análise de Discurso (Pêcheux, 1997, 2015), com o intuito de analisar os efeitos de sentido que circundam este gênero e propiciar uma leitura mais ampliada. Ademais, levamos em conta a intertextualidade dos memes e suas possibilidades de trabalho em aulas de Língua Portuguesa, contribuindo com o processo de interpretação textual. Portanto, as análises possibilitaram compreender como o meme é um importante gênero discursivo, que circula em diferentes redes sociais e consegue alcançar grande número de usuários. No caso em específico, os memes tiveram a função de amenizar, por meio do humor, a situação degradante evidenciada pela pandemia. Verificamos também que é um recurso didático interessante para uso em sala de aula.
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- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)