Esta é uma versão desatualizada publicada em 2024-12-29. Leia a versão mais recente.

A pesquisa escolar no Ensino Médio: análise da produção acadêmica no Brasil

Autores

  • Sheila Cristina Frazão Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Fernanda Cruvinel Pimentel Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81341

Resumo

O objetivo deste trabalho se constitui em investigar e analisar a produção acadêmica que aborda o tema da pesquisa escolar no Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se as palavras-chave [pesquisa escolar + ensino médio], na delimitação temporal de 2009 a 2019. A análise dos dados levantados leva-nos a compreender os desafios existentes para consolidar a pesquisa como uma prática pedagógica efetiva na escola. A correlação entre professor, bibliotecário e aluno no processo de pesquisa escolar, destaca-se diante das dificuldades encontradas por esses agentes. Os resultados indicam como essencial: qualificar a formação dos professores para a orientação da pesquisa; intensificar a integração entre bibliotecário e professor com o apoio da biblioteca escolar; e proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades para buscar e usar informação a fim de realizarem suas pesquisas. Entende-se que há um longo caminho a ser percorrido para alcançar resultados mais abrangentes quanto à importância da pesquisa escolar no Ensino Médio nas escolas brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Cristina Frazão, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Mestre em Ensino na Educação Básica (2022), pelo PPGEEB/UFG; Universidade Federal de Goiás /
Sistema de Bibliotecas / Biblioteca Seccional Campus Colemar Natal e Silva.

Fernanda Cruvinel Pimentel, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Professora Adjunta do Departamento de
Educação Física /CEPAE-UFG.

Downloads

Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

FRAZÃO, Sheila Cristina; PIMENTEL, Fernanda Cruvinel. A pesquisa escolar no Ensino Médio: análise da produção acadêmica no Brasil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 29–45, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81341. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81341. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica