A pesquisa escolar no Ensino Médio: análise da produção acadêmica no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81341Resumo
O objetivo deste trabalho se constitui em investigar e analisar a produção acadêmica que aborda o tema da pesquisa escolar no Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se as palavras-chave [pesquisa escolar + ensino médio], na delimitação temporal de 2009 a 2019. A análise dos dados levantados leva-nos a compreender os desafios existentes para consolidar a pesquisa como uma prática pedagógica efetiva na escola. A correlação entre professor, bibliotecário e aluno no processo de pesquisa escolar, destaca-se diante das dificuldades encontradas por esses agentes. Os resultados indicam como essencial: qualificar a formação dos professores para a orientação da pesquisa; intensificar a integração entre bibliotecário e professor com o apoio da biblioteca escolar; e proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades para buscar e usar informação a fim de realizarem suas pesquisas. Entende-se que há um longo caminho a ser percorrido para alcançar resultados mais abrangentes quanto à importância da pesquisa escolar no Ensino Médio nas escolas brasileiras.
Downloads
Downloads
Publicado
Versões
- 2025-03-21 (3)
- 2025-03-19 (2)
- 2024-12-29 (1)