A pesquisa escolar no Ensino Médio: análise da produção acadêmica no Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81341

Resumen

O objetivo deste trabalho se constitui em investigar e analisar a produção acadêmica que aborda o tema da pesquisa escolar no Ensino Médio. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando-se as palavras-chave [pesquisa escolar + ensino médio], na delimitação temporal de 2009 a 2019. A análise dos dados levantados leva-nos a compreender os desafios existentes para consolidar a pesquisa como uma prática pedagógica efetiva na escola. A correlação entre professor, bibliotecário e aluno no processo de pesquisa escolar, destaca-se diante das dificuldades encontradas por esses agentes. Os resultados indicam como essencial: qualificar a formação dos professores para a orientação da pesquisa; intensificar a integração entre bibliotecário e professor com o apoio da biblioteca escolar; e proporcionar aos alunos o desenvolvimento de habilidades para buscar e usar informação a fim de realizarem suas pesquisas. Entende-se que há um longo caminho a ser percorrido para alcançar resultados mais abrangentes quanto à importância da pesquisa escolar no Ensino Médio nas escolas brasileiras.

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Biografía del autor/a

Sheila Cristina Frazão, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, sheila_frazao@ufg.br

Mestre em Ensino na Educação Básica (2022), pelo PPGEEB/UFG; Universidade Federal de Goiás /
Sistema de Bibliotecas / Biblioteca Seccional Campus Colemar Natal e Silva.

Fernanda Cruvinel Pimentel, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, fernandacruvinel@ufg.br

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB); Professora Adjunta do Departamento de
Educação Física /CEPAE-UFG.

Publicado

2024-12-29 — Actualizado el 2025-03-21

Versiones

Cómo citar

FRAZÃO, Sheila Cristina; PIMENTEL, Fernanda Cruvinel. A pesquisa escolar no Ensino Médio: análise da produção acadêmica no Brasil. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 29–45, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81341. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81341. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica