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Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica como Forma de Estímulo ao Interesse dos Estudantes

Autores

  • Cláudia Fernanda de Carvalho Batista Secretaria de Educação do Estado do RJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
  • Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81340

Resumo

Sendo uma estratégia pedagógica que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao pensamento científico, com senso crítico e autônomo permitindo a comunicação e resolução de problemas. A iniciação científica é um processo de aprendizagem que deve ser incentivado desde a Educação Básica, pois através desse método de aprendizagem os alunos são colocados em contato com a metodologia científica e de pesquisa, desenvolvendo seu interesse pela ciência. Ao formular questões e analisarem as respostas elaboram hipóteses e realizam experimentos nos resultados obtidos com a consequente divulgação de conclusões, permitindo que se aproximam do método científico e compreendam eficazmente os fenômenos naturais e sociais que os cercam. Além disso, a iniciação à pesquisa científica na Educação Básica incentiva o protagonismo do aluno na participação de projetos, engajando-os, desde cedo, nas práticas de pesquisa. Este artigo enfatiza a relevância da implementação da pesquisa científica no contexto da educação dos alunos da Educação Básica. O presente artigo foi elaborado mediante uma pesquisa bibliográfica baseada em consulta a autores renomados devidamente identificados, em respeito à Lei nº 9.610/98.

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Biografia do Autor

Cláudia Fernanda de Carvalho Batista, Secretaria de Educação do Estado do RJ, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação
Básica-CAp-Uerj; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC-RJ.

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de
Ensino em Educação Básica- CAp-Uerj.

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Publicado

2024-12-29

Versões

Como Citar

BATISTA, Cláudia Fernanda de Carvalho; PORTO, Maria Beatriz Dias da Silva Maia. Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica como Forma de Estímulo ao Interesse dos Estudantes. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 15–28, 2024. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81340. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81340. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica