Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica como Forma de Estímulo ao Interesse dos Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81340Resumo
Sendo uma estratégia pedagógica que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao pensamento científico, com senso crítico e autônomo permitindo a comunicação e resolução de problemas. A iniciação científica é um processo de aprendizagem que deve ser incentivado desde a Educação Básica, pois através desse método de aprendizagem os alunos são colocados em contato com a metodologia científica e de pesquisa, desenvolvendo seu interesse pela ciência. Ao formular questões e analisarem as respostas elaboram hipóteses e realizam experimentos nos resultados obtidos com a consequente divulgação de conclusões, permitindo que se aproximam do método científico e compreendam eficazmente os fenômenos naturais e sociais que os cercam. Além disso, a iniciação à pesquisa científica na Educação Básica incentiva o protagonismo do aluno na participação de projetos, engajando-os, desde cedo, nas práticas de pesquisa. Este artigo enfatiza a relevância da implementação da pesquisa científica no contexto da educação dos alunos da Educação Básica. O presente artigo foi elaborado mediante uma pesquisa bibliográfica baseada em consulta a autores renomados devidamente identificados, em respeito à Lei nº 9.610/98.
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