Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica como Forma de Estímulo ao Interesse dos Estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v34i2.81340

Resumo

Sendo uma estratégia pedagógica que visa a estimular o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas ao pensamento científico, com senso crítico e autônomo permitindo a comunicação e resolução de problemas. A iniciação científica é um processo de aprendizagem que deve ser incentivado desde a Educação Básica, pois através desse método de aprendizagem os alunos são colocados em contato com a metodologia científica e de pesquisa, desenvolvendo seu interesse pela ciência. Ao formular questões e analisarem as respostas elaboram hipóteses e realizam experimentos nos resultados obtidos com a consequente divulgação de conclusões, permitindo que se aproximam do método científico e compreendam eficazmente os fenômenos naturais e sociais que os cercam. Além disso, a iniciação à pesquisa científica na Educação Básica incentiva o protagonismo do aluno na participação de projetos, engajando-os, desde cedo, nas práticas de pesquisa. Este artigo enfatiza a relevância da implementação da pesquisa científica no contexto da educação dos alunos da Educação Básica. O presente artigo foi elaborado mediante uma pesquisa bibliográfica baseada em consulta a autores renomados devidamente identificados, em respeito à Lei nº 9.610/98.

Downloads

Biografia do Autor

Cláudia Fernanda de Carvalho Batista, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, cllaufern@gmail.com

Mestre em Educação pelo Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação
Básica-CAp-Uerj; Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro-SEEDUC-RJ.

Maria Beatriz Dias da Silva Maia Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, mbeatrizdsmp@gmail.com

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da
Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação de
Ensino em Educação Básica- CAp-Uerj.

Downloads

Publicado

2024-12-29 — Atualizado em 2025-03-21

Versões

Como Citar

BATISTA, C. F. de C.; PORTO, M. B. D. da S. M. Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica como Forma de Estímulo ao Interesse dos Estudantes. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 34, n. 2, p. 15–28, 2025. DOI: 10.5216/rp.v34i2.81340. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/81340. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Iniciação à Pesquisa Científica na Educação Básica