A Intervenção Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica: Um relato de experiência a partir dos planos de intervenções dos alunos do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) - Polo Teresina/PI

Autores

  • Renata Venturim Bernardino Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, renatavb.ifes@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74877

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência trazendo reflexões e problematizações a partir de uma experiência profissional como professora mediadora do Polo Teresina/PI do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). A metodologia utilizada nesse relato foi exploratória e descritiva com o objetivo de apresentar os trabalhos finais elaborados pelos alunos do Polo Teresina/PI, que consistiu na elaboração de planos de intervenções pedagógicas que conduzissem a práticas voltadas à qualificação de disciplinas de diferentes cursos técnicos de  nível médio, abrangendo variados eixos tecnológicos. Conclui-se que os planos apresentados nos remetem às demandas locais do estado do Piauí, como também apontam para a importância das proposições de intervenções nos processos formativos de docentes para a Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Venturim Bernardino, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Vitória, Espírito Santo, Brasil, renatavb.ifes@gmail.com

Mestra em Ciências Sociais; Servidora Técnico-administrativa do Ifes.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

BERNARDINO, R. V. A Intervenção Pedagógica na Educação Profissional e Tecnológica: Um relato de experiência a partir dos planos de intervenções dos alunos do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) - Polo Teresina/PI. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 284–304, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74877. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74877. Acesso em: 19 dez. 2024.