O estágio supervisionado na educação infantil e a inclusão escolar diante das adversidades do ensino remoto: relato de experiência

Autores

  • Sabrina Plá Sandini Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná, Brasil, sabrinapla@gmail.com
  • Simone Maria de Bastos Nascimento Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, simobastos2013@gmail.com
  • Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, anambarby@hotmail.com
  • Carla Luciane Blum Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, clbvestena@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74860

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise-reflexão de uma experiência de formação inicial realizada
de modo remoto na disciplina de Estágio Supervisionado em Educação Infantil durante o período de
distanciamento social. Trata-se de um relato de experiência efetuado com acadêmicos do curso de Pedagogia de
uma universidade pública do centro-sul do Paraná. O delineamento das discussões emerge da prática criativa
integradora de formação-ação de professores em uma perspectiva da Educação Inclusiva, com vistas ao
atendimento da diversidade escolar em contexto de pandemia. Considera-se o paradigma educacional emergente
e docência transdisciplinar (MORAES, 1997), a transdisciplinaridade (NICOLESCU, 1999; MORAES, 2008;
SANTOS; HAMMERSCHMIDT, 2012; BEHERES, 2000). Os resultados apontam que os estagiários das turmas
de Pedagogia precisaram criar estratégias pedagógicas inovadoras para contornar barreiras estruturais e atitudinais
que desafiavam o processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia da covid-19. O ensino remoto ofereceu
desafios e barreiras para o atendimento à diversidade escolar, principalmente para as crianças pequenas com
necessidades educacionais especiais. Porém, também ofereceu aos professores a oportunidade de rever suas
práticas pedagógicas e buscar novas formas de ensinar e aprender.

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Biografia do Autor

Sabrina Plá Sandini, Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Guarapuava, Paraná, Brasil, sabrinapla@gmail.com

Doutora em Ciências da Educação pela UNLP. Professora colaboradora na UNICENTRO, lotada no
departamento de Pedagogia.

Simone Maria de Bastos Nascimento, Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, simobastos2013@gmail.com

Doutora em Educação pela UFPR. Professora colaboradora na UNICENTRO, lotada no departamento de
Pedagogia e professora efetiva na rede municipal de educação em Guarapuava.

Ana Aparecida de Oliveira Machado Barby, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, anambarby@hotmail.com

Doutora em educação pela UFPR. Professora do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO.
.

Carla Luciane Blum Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, Paraná, Brasil, clbvestena@gmail.com

Doutora em educação pela UNESP. Professora do Departamento de Pedagogia da UNICENTRO.
.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

SANDINI, S. P.; NASCIMENTO, S. M. de B.; BARBY, A. A. de O. M.; VESTENA, C. L. B. O estágio supervisionado na educação infantil e a inclusão escolar diante das adversidades do ensino remoto: relato de experiência. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 46–63, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74860. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74860. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências didático-pedagógicas no estágio supervisionado na educação infantil