O planejamento pedagógico no contexto do trabalho remoto na pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades para o desenvolvimento das crianças no ambiente doméstico

Autores

  • Kerolaine Eugenio Universidade Federal de Labras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, kerolaine.braz@estudante.ufla.br
  • Elisangela Brum Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, elisangela.brum@ufla.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74856

Resumo

Para que o processo de ensino e aprendizagem seja estruturado e estabelecido de forma qualitativa e
significativa é necessário o desenvolvimento do planejamento pedagógico. Na Educação Infantil tal
processo de organização é necessário para que possamos estabelecer meios e criar possibilidades para o
desenvolvimento integral da criança. Porém com a pandemia da Covid-19 surgiram várias dificuldades e
dessa maneira organizar um planejamento pedagógico para tentar constituir uma aprendizagem no ambiente
doméstico tornou-se um ponto a ser questionado constantemente durante tal processo. Sendo assim, o
presente artigo tem como objetivo analisar algumas formas de organizar o planejamento pedagógico no
contexto do trabalho remoto imposto pelo cenário da pandemia, visando o desenvolvimento integral da
criança no ambiente doméstico. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica baseada em alguns
autores como Corsino (2006) e Ostetto (2000), buscando fazer relações com a experiencia numa turma da
Educação Infantil em um grupo de crianças de 4 anos. A partir dos estudos e vivencias, foi possível perceber
que no ambiente doméstico há possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem para a criança, nos quais
as mesmas puderam, mesmo distantes fisicamente do ambiente escolar, terem oportunidade de construir
seu conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kerolaine Eugenio, Universidade Federal de Labras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, kerolaine.braz@estudante.ufla.br

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Elisangela Brum, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, elisangela.brum@ufla.br

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; Professora do Ensino Básico, Técnico
e Tecnológico (EBTT) do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras –
UFLA.

Downloads

Publicado

2022-12-27

Como Citar

EUGENIO, K.; BRUM, E. O planejamento pedagógico no contexto do trabalho remoto na pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades para o desenvolvimento das crianças no ambiente doméstico. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 13–28, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74856. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74856. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Experiências didático-pedagógicas no estágio supervisionado na educação infantil