O planejamento pedagógico no contexto do trabalho remoto na pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades para o desenvolvimento das crianças no ambiente doméstico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74856Resumen
Para que o processo de ensino e aprendizagem seja estruturado e estabelecido de forma qualitativa e
significativa é necessário o desenvolvimento do planejamento pedagógico. Na Educação Infantil tal
processo de organização é necessário para que possamos estabelecer meios e criar possibilidades para o
desenvolvimento integral da criança. Porém com a pandemia da Covid-19 surgiram várias dificuldades e
dessa maneira organizar um planejamento pedagógico para tentar constituir uma aprendizagem no ambiente
doméstico tornou-se um ponto a ser questionado constantemente durante tal processo. Sendo assim, o
presente artigo tem como objetivo analisar algumas formas de organizar o planejamento pedagógico no
contexto do trabalho remoto imposto pelo cenário da pandemia, visando o desenvolvimento integral da
criança no ambiente doméstico. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica baseada em alguns
autores como Corsino (2006) e Ostetto (2000), buscando fazer relações com a experiencia numa turma da
Educação Infantil em um grupo de crianças de 4 anos. A partir dos estudos e vivencias, foi possível perceber
que no ambiente doméstico há possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem para a criança, nos quais
as mesmas puderam, mesmo distantes fisicamente do ambiente escolar, terem oportunidade de construir
seu conhecimento.