O planejamento pedagógico no contexto do trabalho remoto na pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades para o desenvolvimento das crianças no ambiente doméstico

Autores/as

  • Kerolaine Eugenio Universidade Federal de Labras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, kerolaine.braz@estudante.ufla.br
  • Elisangela Brum Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, elisangela.brum@ufla.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i2.74856

Resumen

Para que o processo de ensino e aprendizagem seja estruturado e estabelecido de forma qualitativa e
significativa é necessário o desenvolvimento do planejamento pedagógico. Na Educação Infantil tal
processo de organização é necessário para que possamos estabelecer meios e criar possibilidades para o
desenvolvimento integral da criança. Porém com a pandemia da Covid-19 surgiram várias dificuldades e
dessa maneira organizar um planejamento pedagógico para tentar constituir uma aprendizagem no ambiente
doméstico tornou-se um ponto a ser questionado constantemente durante tal processo. Sendo assim, o
presente artigo tem como objetivo analisar algumas formas de organizar o planejamento pedagógico no
contexto do trabalho remoto imposto pelo cenário da pandemia, visando o desenvolvimento integral da
criança no ambiente doméstico. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica baseada em alguns
autores como Corsino (2006) e Ostetto (2000), buscando fazer relações com a experiencia numa turma da
Educação Infantil em um grupo de crianças de 4 anos. A partir dos estudos e vivencias, foi possível perceber
que no ambiente doméstico há possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem para a criança, nos quais
as mesmas puderam, mesmo distantes fisicamente do ambiente escolar, terem oportunidade de construir
seu conhecimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kerolaine Eugenio, Universidade Federal de Labras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, kerolaine.braz@estudante.ufla.br

Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Lavras – UFLA.

Elisangela Brum, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, Minas Gerais, Brasil, elisangela.brum@ufla.br

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Lavras – UFLA; Professora do Ensino Básico, Técnico
e Tecnológico (EBTT) do Núcleo de Educação da Infância (Nedi) da Universidade Federal de Lavras –
UFLA.

Publicado

2022-12-27

Cómo citar

EUGENIO, K.; BRUM, E. O planejamento pedagógico no contexto do trabalho remoto na pandemia da Covid-19: desafios e possibilidades para o desenvolvimento das crianças no ambiente doméstico. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 2, p. 13–28, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i2.74856. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74856. Acesso em: 27 sep. 2024.