Condições de oferta e de atendimento escolar em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará

Autores

  • Keifer Fortunatti Redes de ensino estadual e municipal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, prof.keifer@gmail.com
  • Ruani Cordeiro de Sousa Rede Municipal de Educação do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil,ruanicordeiro@gmail.com
  • Isabella Maria Coelho Veloso Rede Municipal de Educação do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, isabella.sepog@gmail.com
  • Eloísa Maia Vidal Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, eloisamvidal@yahoo.com.br

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v33i1.74601

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as condições de oferta e de tratamento em duas escolas de ensino médio da
rede pública estadual do Ceará: uma com oferta de ensino médio regular e outra com oferta de ensino médio
integrado à educação profissional, ambas localizadas na periferia da cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo
comparativo que analisa o contexto diversificado da oferta de ensino médio no estado. Para análise, são
considerados os seguintes indicadores escolares: matrícula, oferta (diurna e noturna), média de horas-aula diárias,
infraestrutura, nível socioeconômico dos alunos, taxas de rendimento, taxa de distorção idade-série e Ideb. Para a
análise dos dados foi utilizada estatística descritiva com cálculo de porcentagens e uso de planilha de Excel para
construção de gráficos e tabelas. Os resultados mostram condições de ofertas diferenciadas mais favoráveis para
a escola de ensino médio integrado a educação profissional. Esses resultados podem estar associados a algumas
das variáveis analisadas como condições de infraestrutura, número de horas-aula diárias, processo seletivo para
admissão de alunos, entre outras. Ao final, é levantada a discussão sobre a diversificação da oferta da rede estadual
do Ceará e a igualdade de oportunidades educacionais e equidade que a rede pública está ou não promovendo.

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Biografia do Autor

Keifer Fortunatti, Redes de ensino estadual e municipal do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, prof.keifer@gmail.com

Mestre; Professor da rede municipal de Fortaleza-CE e da rede estadual do Ceará. E-mail:
prof.keifer@gmail.com.

Ruani Cordeiro de Sousa, Rede Municipal de Educação do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil,ruanicordeiro@gmail.com

Mestre; Professora da rede municipal de Fortaleza-CE. E-mail: ruanicordeiro@gmail.com.

Isabella Maria Coelho Veloso, Rede Municipal de Educação do Ceará, Fortaleza, Ceará, Brasil, isabella.sepog@gmail.com

Mestre; Professora da rede municipal de Fortaleza-CE. E-mail: isabella.sepog@gmail.com.

Eloísa Maia Vidal, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza, Ceará, Brasil, eloisamvidal@yahoo.com.br

Doutora; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE).  E-mail: eloisamvidal@yahoo.com.br.

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Publicado

2022-11-23

Como Citar

FORTUNATTI, K.; SOUSA, R. C. de; VELOSO, I. M. C.; VIDAL, E. M. Condições de oferta e de atendimento escolar em duas escolas de ensino médio da rede pública do Ceará. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 33, n. 1, p. 188–204, 2022. DOI: 10.5216/rp.v33i1.74601. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/74601. Acesso em: 19 dez. 2024.