Avaliação na educação infantil: contribuições a luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural

Autores

  • Tainara Pereira Castro Secretaria Municipal da Educação (SME), Serra, Espírito Santo, Brasil, naracastro19@hotmail.com
  • Ana Carolina Galvão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, galvao.marsiglia@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v32i2.70896

Resumo

Este artigo é parte de um estudo de mestrado que objetivou contribuir com discussões no âmbito da avaliação na educação infantil à luz da pedagogia histórico-crítica, sinalizando elementos que possibilitem compreender a avaliação da aprendizagem como atividade mediadora entre o ensino e a aprendizagem. Buscamos no materialismo histórico-dialético os fundamentos para demarcar nosso embate com as teorias limitadas a compreender o real em sua aparência fenomênica. Organizamos este texto em dois momentos que se articulam, sendo: explicitar as relações entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento; conceituar como a avaliação da aprendizagem se situa nesta dinâmica, para relacioná-la ao âmbito da prática pedagógica.

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Biografia do Autor

Tainara Pereira Castro, Secretaria Municipal da Educação (SME), Serra, Espírito Santo, Brasil, naracastro19@hotmail.com

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Mestre e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora da Educação Infantil do município de Serra-ES. Membro do grupo de pesquisa “Pedagogia histórico crítica e educação escolar”. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8864-8463.

Ana Carolina Galvão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, Espírito Santo, Brasil, galvao.marsiglia@gmail.com

Graduada em Pedagogia pela Unesp/Bauru e Doutora em Educação Escolar pela Unesp/Araraquara. Professora do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, membro do Núcleo de Educação Infantil (Nedi-Ufes) e líder do grupo de pesquisa “Pedagogia histórico crítica e educação escolar”. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8451-8269.

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Publicado

2021-11-18

Como Citar

PEREIRA CASTRO, T.; GALVÃO, A. C. Avaliação na educação infantil: contribuições a luz da pedagogia histórico-crítica e da psicologia histórico cultural. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 32, n. 2, p. 130–147, 2021. DOI: 10.5216/rp.v32i2.70896. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/70896. Acesso em: 18 abr. 2024.