Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66963Resumo
O presente texto é resultado de pesquisa bibliográfica junto aos teóricos da complexidade, num esforço de tecer evidências, opiniões e posições que possam ofertar oportunidade para a contraposição de ideias e o esclarecimento a respeito de nossas individualidades, práticas e da própria sociedade. Busca-se através desse, a ampliação da consciência relativa ao conviver e ao pensar cidadão diante da crise civilizatória, humanitária, sanitária, educacional e econômica que se vive. Como indicativo teórico final aponta para o pensamento complexo, por meio da transdisciplinaridade como meio educacional saudável promotor da ética humana, assim como, indica caminhos educacionais possíveis para “cidadania planetária” e justiça social, além de demonstrar ser o desenvolvimento humano por meio da criatividade a estratégia educacional mais atrativa e colaborativa no evoluir sistêmico da consciência respeitosa no viver.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-08
Como Citar
BERG, J. .; BLUM VESTENA, C. L. .; COSTA-LOBO, C. . Do pensamento clássico ao complexo na busca por justiça social: ensaio teórico. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 305–324, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66963. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66963. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).