As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66957Resumo
Com o propósito de contribuir com uma sociedade includente, democrática e atenta às demandas formativas do coletivo que compõe o espaço escolar, este estudo apresenta as aproximações entre as escolas criativas e cidadãs. O texto descreve que ambas as escolas, com características convergentes e divergentes, complementam-se e contribuem para a educação planetária. Como contribuições, apresentam-se os princípios norteadores da Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC e o relato de experiência do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus São José - IFSC/SJ, de práticas pedagógicas ecoformadoras que foram historicizadas a partir de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – TDIC. Na experiência analisada, o jogo didático digital constituiu-se como um instrumento polinizador de Projetos Criativos Ecoformadores (PCE) e contribuiu para que as ações de educação ambiental, desenvolvidas no Campus, não ficassem esquecidas, mas fossem ressignificadas pelos novos sujeitos que passaram a ter a oportunidade de conhecê-las.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-12-08
Como Citar
PEREIRA DA SILVA, M. .; ALVES DE AGUIAR, P. .; GARROTE JURADO, R. . As tecnologias digitais da informação e comunicação como polinizadoras dos projetos criativos ecoformadores na perspectiva da educação ambiental . Revista Polyphonía, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 182–204, 2020. DOI: 10.5216/rp.v31i1.66957. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/66957. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Escola, Complexidade e Justiça Social
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).