Inserção de tecnologias digitais nas práticas avaliativas: uma leitura semiótica da plataforma educacional Additio
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65114Resumo
Dentre as práticas pedagógicas comuns ao ambiente escolar e diante das mudanças tecnológicas, selecionamos para este trabalho a avaliação da aprendizagem e as ferramentas digitais que podem ser usadas como facilitadoras do processo avaliativo. O objetivo geral do artigo é trazer reflexões importantes sobre a avaliação. Inicialmente, trazemos concepções dicionarizadas sobre avaliação, atribuindo um viés semiótico para o termo. As últimas discussões teóricas que formulam sobre diversos tipos avaliativos também são alvo deste artigo e podem ser corroboradas com as proposições teóricas de diversos teóricos do campo da educação. O objetivo específico do artigo é analisar semioticamente a interface da plataforma educacional Additio, uma ferramenta de gestão escolar que permite a inserção de diversos tipos de avaliação por meio do seu sistema de rubricas. O ferramental teórico escolhido para essa análise é a semiótica discursiva e plástica de linha greimasiana. Primeiro, observamos o plano da expressão e presentamos a plataforma, sua interface e analisamos seus espaços de usuário, tais como: página de login, página inicial, sistemas internos de cadastramento de alunos, notas e avaliações. Em seguida, mostramos como acontece a interação sujeito e plataforma, colocando em evidência os arranjos modais do plano do conteúdo. Os resultados aferidos demonstram como as ferramentas digitais facilitam o fazer pedagógico docente e oportunizam o uso de avaliações diversificadas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-08-19
Como Citar
SABINA QUINTILIANO SILVESSO, P.; RAMOS DA SILVA, S. M. Inserção de tecnologias digitais nas práticas avaliativas: uma leitura semiótica da plataforma educacional Additio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 201–222, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65114. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).