Inserção de tecnologias digitais nas práticas avaliativas: uma leitura semiótica da plataforma educacional Additio

Autores

  • Poliana Sabina Quintiliano Silvesso
  • Sueli Maria Ramos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rp.v30i2.65114

Resumo

Dentre as práticas pedagógicas comuns ao ambiente escolar e diante das mudanças tecnológicas, selecionamos para este trabalho a avaliação da aprendizagem e as ferramentas digitais que podem ser usadas como facilitadoras do processo avaliativo. O objetivo geral do artigo é trazer reflexões importantes sobre a avaliação. Inicialmente, trazemos concepções dicionarizadas sobre avaliação, atribuindo um viés semiótico para o termo. As últimas discussões teóricas que formulam sobre diversos tipos avaliativos também são alvo deste artigo e podem ser corroboradas com as proposições teóricas de diversos teóricos do campo da educação. O objetivo específico do artigo é analisar semioticamente a interface da plataforma educacional Additio, uma ferramenta de gestão escolar que permite a inserção de diversos tipos de avaliação por meio do seu sistema de rubricas. O ferramental teórico escolhido para essa análise é a semiótica discursiva e plástica de linha greimasiana. Primeiro, observamos o plano da expressão e presentamos a plataforma, sua interface e analisamos seus espaços de usuário, tais como: página de login, página inicial, sistemas internos de cadastramento de alunos, notas e avaliações. Em seguida, mostramos como acontece a interação sujeito e plataforma, colocando em evidência os arranjos modais do plano do conteúdo. Os resultados aferidos demonstram como as ferramentas digitais facilitam o fazer pedagógico docente e oportunizam o uso de avaliações diversificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Poliana Sabina Quintiliano Silvesso

Mestre pelo Programa de Pós-graduação (mestrado e doutorado) em estudos de linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Sueli Maria Ramos da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2020-08-19

Como Citar

SABINA QUINTILIANO SILVESSO, P.; RAMOS DA SILVA, S. M. Inserção de tecnologias digitais nas práticas avaliativas: uma leitura semiótica da plataforma educacional Additio. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 30, n. 2, p. 201–222, 2020. DOI: 10.5216/rp.v30i2.65114. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/65114. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias digitais e ensino na educação básica