Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento nos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v28i2.52776Resumo
Este estudo discute as relações existentes entre os letramentos em língua materna e em matemática. Tendo em vista o processo de letramento autônomo e ideológico, investigam-se possibilidades de desenvolvê-los de modo articulado à leitura de mundo, por meio de gêneros textuais, desde os primeiros anos de escolarização. Com o apoio de um estudo bibliográfico, elaborou-se e analisou-se um projeto de trabalho com o letramento para os anos iniciais do ensino fundamental. As atividades propostas foram avaliadas em sua possibilidade de contemplar a função social da linguagem, o gênero discursivo, as aprendizagens matemáticas e as experiências dos sujeitos. Como resultado, este estudo encaminha o leitor a refletir acerca da necessidade e da possibilidade de convergência entre o trabalho com matemática e o trabalho com língua materna. Essa ligação ajudaria os estudantes a desenvolver o conhecimento de si mesmos e do mundo, ampliando olhares sobre as formas de nele atuar, de modo a contribuir para sua melhoria e também da qualidade de vida.Downloads
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Publicado
2018-05-02
Como Citar
BARRETO, M. de F. T.; MOTA, T. M. S. de F.; VALADÃO, B. T. Língua materna e matemática: articulações necessárias para letramento nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 28, n. 2, 2018. DOI: 10.5216/rp.v28i2.52776. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/52776. Acesso em: 19 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de matemática na escola: prática e diversidade
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