Educomunicação como ensino de arte e cultura: reflexões sobre um projeto de videoaula para crianças
DOI:
https://doi.org/10.5216/rp.v27i2.44696Resumo
Este artigo discute a educomunicação em vista do ensino de artes visuais e as possibilidades dos recursos tecnológicos atuais nos processos de aprendizagem. Tem como base pesquisa desenvolvida por meio de produção audiovisual, com videoaulas e com a contextualização da cultura e da pedagogia, no que diz respeito aos processos de comunicação visual. A metodologia adotada é a pesquisa qualitativa com abordagem de tipo etnográfico. Os resultados apontam para o fato de que a educomunicação mostra-se como caminho relevante para o entendimento da mediação na educação com a cultura e o currículo, na formação do cidadão contemporâneo. Essa temática de estudo tem sido tratada no âmbito do ensino de artes, levando em conta as relações entre as mídias disponíveis e a subjetividade de cada sujeito. A interação intensa com as mídias digitais e televisivas, bem como com as instituições culturais, exercem influência significativa na formação dos educandos, imersos no processo de globalização, em dinâmicas complexas que ameaçam e ao mesmo tempo reforça as culturas identitárias, na construção de conhecimento e nos posicionamentos socioculturais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-21
Como Citar
MARTINS GIDRÃO, M. S.; MARTINS, A. F. Educomunicação como ensino de arte e cultura: reflexões sobre um projeto de videoaula para crianças. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 27, n. 2, p. 71–84, 2016. DOI: 10.5216/rp.v27i2.44696. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/44696. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: O ensino de arte na escola: histórias, linguagens e metodologias
Licença
Política de direitos autorais (acesso livre). Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Polyphonía o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).